quarta-feira, 13 de maio de 2009

CRÓNICAS DO DR. MANUEL AIRES.

CHEGOU A HORA DOS INDEPENDENTES

Com a nova legislação aprovada por unanimidade, e a raríssima excepção do Deputado António José Seguro, que concede aos Partidos representados na Assembleia da Republica, a possibilidade de se financiarem através de malas de rotuladas de dádivas generosas de dinheiro vivo, até 1 200 000 (um milhão e duzentos mil euros), sem qualquer controlo, abrindo as portas à mais descarada corrupção, censurada pelo Eng João Cravinho, confirmando-se deste modo a completa pouca vergonha assumida, sem que para já, não haja nenhuma sanção de ordem ética, moral, cívica e criminal, envolvendo processos altamente corrosivos de saque do dinheiro dos portugueses que cada vez mais têm motivos para se revoltar, contra o sistema politico em vigor, pondo-lhe fim, evitando-se uma convulsão de consequências imprevisíveis. Espera-se que o Presidente da Republica vete esta lei, que mesmo em tempos de vacas gordas, seria um escândalo, quanto mais numa altura que se vive a pior crise do capitalismo, desde os anos 29/30 do século XX.

Tudo feito no segredo dos deuses, à porta fechada com o alibi de regularizar os proventos da “Festa do Avante”, onde o Partido Comunista se auto abastece de divisas para promover a sua actividade politica, a juntar às subvenções estatais que os Partidos parlamentares usufruem em virtude e na proporção da sua representação, mediante o numero de votos alcançados nos diversos actos eleitorais – Europeias, Legislativas e Autárquicas. Há ainda as quotas dos militantes, as doações e outros negócios. Ora, isto é um maná, tendo os Partidos deixados de ser agrupamentos políticos que funcionavam em bases ideológicas do pensamento filosófico, para construção e aperfeiçoamento de melhores sociedades, tendo-se transformados em poderosas empresas capitalistas que gerem milhões de euros, patrimónios mobiliarquicos, empresas publicas de tutela autárquica onde colocam os seus acólitos, gastando verbas bilionárias em campanhas eleitorais, grandes banquetes, e ainda com isenções fiscais de IVA e outras, num regabofe sem fim...

E o povo senhor ? Passa fome, perde os empregos, é mal pago, humilhado, defraudado e ofendido. No entanto há ainda personalidades que se indignam com tamanho despudor, como a Drª Maria José Morgado, o Dr. Saldanha Sanches, o Juiz Mouraz Lopes, a euro deputada Ana Gomes, João Cravinho, António José Seguro, Miguel Judice, para além de outros anónimos que não perdem a oportunidade de expressar na Comunicação Social, o seu indelével direito à indignação que nos falava o Dr. Mário Soares, mas que nada diz contra estes atropelos permitidos pelo regime democrático, que mais parecem de monarquia absoluta. E não basta o Supremo Tribunal de Contas barafustar, dizer, denunciar e ameaçar, porque os políticos governantes e legisladores, estão-se nas tintas, acima de tudo e de todos, o País é deles, fazem o que querem e não dão cavaco às tropas. Por Cavaco, é de realçar que o Presidente da Republica, não tem menos responsabilidade nestes atropelos, visto ter o poder de demitir o Governo, caindo de imediato a Assembleia da Republica. Não o fez, não o faz e valha-nos Deus, até defende o chamado “Bloco Central”, que muitos dizem de interesses, onde a repartição dos tachos é mais abrangente e por natureza dá maior segurança.

Será contra tudo isto que devem aparecer listas de cidadãos independentes por todo o País para concorrerem ao poder local, já que o não podem fazer em relação ao poder central. E se essa gente séria e honesta ganhar grande parte das Autarquias, poder de proximidade, então as coisas mudam de figura, havendo investimentos locais mais transparentes, aplicados em beneficio dos munícipes, dando desse modo um determinado combate à corrupção. Felizmente, que aqui no Algarve irão aparecer várias listas de cidadãos independentes a disputar Câmaras, Assembleias Municipais, e Assembleias de Freguesia, tendo lido neste Blogue – “Fórum Albufeira”, que estão criadas as condições para os seus mentores apresentarem uma forte candidatura aberta a todos os albufeirenses, para disputar a Câmara, Assembleia Municipal e por ventura algumas das freguesias urbanas e sobretudo rurais, que são as mais esquecidas, atrasadas e carecidas de infra estruturas.

Ficaremos atentos, sabendo à partida que em politica nada é fácil, sobretudo quando não existem meios materiais, pese a boa vontade dos cidadãos mais conscientes para exercerem o bem publico. Será uma luta de “David contra Golias”, numa Câmara Municipal tão rica como Albufeira, onde os gestores não têm tido a capacidade de aplicar as verbas orçamentadas, da melhor maneira, havendo até um super havit de dezenas de milhões de euros. É de lamentar que só agora, tarde e más horas tenham acordado para o apoio social a centenas de familiais carenciadas, quando andaram dezenas de anos a gastar no superfulo de banalidades focloricas, promovendo festas faraónicas. Também se devem ter feito coisas acertadas, mas em tempos de crise é natural que ressalte mais o que está por fazer, não se pudendo tapar o sol com uma peneira com desculpas de mau pagador, continuando a tentar enganar os eleitores que só servem nestes momentos para votar.

MANUEL AIRES

manuel.j.c.aires@gmail.com

8 comentários:

antonio maria disse...

Vê-se nas pessoas descredito nos partidos e eles sabem disso muito bem, porque sabem o que lhes vai na cabeça e o que decidem por trás.
Cada um de nós sabe como está a sua vida, para pior, que não sabemos o dia de amanhã e faz termos medo. Os independentes em lista, podem de facto fazer melhor e não se esqueçam que os partidos usam esses tretas nas listas e a politica sai igual.

Anónimo disse...

O António Maria tem toda a razão, quando diz que os Partidos utilizam os falsos independentes nas listas e depois é o que sabemos, vai tudo dar ao mesmo, lembre-se o caso do ZÉ, FAZ FALTA - José Sá Fernandes que foi para a Camara de Lisboa como independente nas Listas do BLOCO DE ESQUERDA e depois encaixou-se no PS do Presidente António Costa. Mas uma coisa são os falsos independentes dos Partidos e outra muito diferente são LISTAS PURAS DE INDEPENDENTES, que nada têm a ver com os Partidos, são até contra os maus Partidos e por isso se candidatam, com muitas dificuldades impostas pelos Partidos que não querem perder os tachos como diz o articulista. Mas o melhor critério é conhecer os candidatos de cada lista e os seus curricula e os programas que apresentam, porque a virtude está em mudar e dar lugar a outros que ainda não tiveram oportunidade de mostrar o que valem, enquanto os partidos e seus falsos independentes ~já mostraram que não prestam, mas o eleitor tem consciencia de quem serve e de quem falhou.
JOSÉ POLICARPO

P.R. disse...

Listas de Independentes Puros.
Seria algo de excelente, no entanto não passa de uma utopia, essa sim pura.
Como vão financiar-se essas tão aclamadas listas?
Muito provavelmente com as tais malinhas provenientes das mais duvidosas fontes, sim porque de outra forma as máquinas partidárias abafam qualquer campanha independente.
Como dizia Medina Carreira "Casas de mulheres de má vida já há muitas." E eu acrescento "De boas intenções está o inferno cheio."

Amigo disse...

Há (do verbo haver) uma pessoa , um homem ,um digno filho de Albufeira, que se fosse possivel , mas ele não quer,e eu sei o que digo era a melhor coisa que podia acontecer, e infelizmente não há hipotese de ele recuar, este Homem com H grande tem por nome .SR. Carlos Vargas, grande amigo meu , um abraço para ti Carlos

A.M.G. disse...

Eu não conheço o sr Carlos Vargas mas já ouvi falar e dizem ser um homem de valor e sem corrupção. Mas se não quer como diz o "amigo2 acima que vamos fazer ? baixar os braços ?Todas as pessoas são importantes quando querem participar e se não querem a vida não pode parar e olha-se em frente com olhos de ver e com muita vontade, com erros pelo meio, com dificuldades pelo meio mas há que meter pernas ao caminho. Ficar a Chorar à beira do caminho não nos leva a nenhum lado.

Anónimo disse...

É natural tanta descrença, mas foram os partidos que a criaram, não os independentes puros que não constam nas listas dos partidos, porque esses há maus exemplos do bloco de esquerda que meteu o zé faz falta- josé sá fernandes, que se baldou para o PS, numa lista de independentes puros isso não era possivel. Quanto ao financiamento tem de ser o povo puro simples a fazê-lo dando cada um o que pode mesmo que sejam somente 1,2,3,4 ou 5 euros, muitos poucos fazem muito e não são precisos malas de dinheiro essas ficam reservadas para os Partidos, porque eles comem tudo. Em democracia há sempre alternativas, então vamos todas e todos promover a lista de independentes CIDADÃOS POR ALBUFEIRA se ela vier a concretizar-se e avançar para as eleições, já será uma vitoria da cidadania do povo de ALBUFEIRA.

Cláudia Pestana

Anónimo disse...

Os ZÉS INDEPENDENTES que venham, para levarem o chuto no rabo (que dizem querer dar a outros) para os levarenm para as suas inteligentes tocas de onde nunca saem.
Se fossem bons, pertenciam a um Partido, por muito maus que sejam, é o que de melhor tem a democracia, e que vos permite usar da palavra, ainda que muito mal pensada.
Discordar construtivamente, é coisa que vcs não sabem fazer. Por isso
O que vcs precisavam todos era de um novo Salazar.
E tocavam todpos pela mesma corneta.
Independentes, de quê?
Fazem-me rir, a areia que querem atirar para os olhos dos esclarecidos.
De salvadores da Pátria estamos nós cheios.
Construam o que existe e deixem-se de capelinhas
NUNCA VÃO CHEGAR A LADO NENHUM!
Fica escrito.
Sem nome, porque nem isso merece esta treta de pesudo democratas!

Anónimo disse...

És mesmo um grande filho da mãe, pois queres à força do Salazar calar a boca dos INDEPENDENTES, lacaio dos poderosos só mereces desprezo de toda uma comunidade independente dos previlégios e inteligente que é o explorado povo de albufeira pelos falsos católicos que batem com a mão no peito mas não acreditam em DEUS, porque se acreditassem não roubavam tanto esses camarários.

REGINA LOURO