segunda-feira, 4 de maio de 2009

AFINAL, PARA QUE SERVE A ARHAlgarve?


A Administração Regional Hidrográfica do Algarve, não deve conhecer o Concelho de Albufeira, como parte integrante da província.

As legítimas dúvidas advêm, da quantidade de infracções registadas em obras a decorrerem no Concelho, que só tiveram participação deste organismo, depois das denúncias públicas de cidadãos, do FORUM ALBUFEIRA e de uma deputada do BE na Assembleia da República.

Três situações mediatizadas, duas estão agora nas mãos da presidente da ARHAlgarve e a terceira, as sucessivas intervenções na Lagoa dos Salgados, com remoção de areias e o seu esvaziamento, continua sem quaisquer explicações para a opinião pública.

Uma zona húmida de características ímpares e paraíso para as migrações de aves e habitat de muitos outros animais, depois de uma parte ter sido engolida por um campo de golfe, continua a ser vítima de descargas de águas poluídas que provocam cheiros e proliferação de mosquitos, como matam uma parte da vida animal.

Tudo é feito aos olhos de todos e nenhuma entidade intervém. Os três casos, a outro nível, entre a população, a autarquia e o Governo, têm uma entidade supervisora comum, a ARHAlgarve.

Nos últimos dias, toda a imprensa pôs os Olhos em São Rafael, a partir de uma condenação do Ministério do Ambiente, mas o FORUM ALBUFEIRA já vinha há meses a chamar a atenção para o que ali se passava.

A empresa do ramo hoteleiro, Carlos Saraiva, nos terrenos contíguos com o seu novo hotel e a poucos metros das falésias, decidiu fazer terraplanagens com remoção de terrenos sem que para tal estivesse legitimada pela apresentação e aprovação de estudo obrigatório.

Este assunto foi levantado em sessão pública de Câmara, porque razão o Executivo não agia, e teve resposta em tom agastado, que o assunto era da competência da ARHAlgarve.

Cinco minutos depois, na mesma sessão, o presidente do Executivo respondeu a um requerimento do PS, feito na sessão anterior, admitindo que a referida empresa CS Hotéis não entregou qualquer estudo vinculativo de impacto ambiental, para justificar a intervenção. O PS ouviu, cumpriu o seu dever faz de conta e continuou mudo.

O assunto ganhou visibilidade, não pela acção do Executivo camarário, por intervenção da ARHAlgarve ou pela preocupação do deputado David Martins, presidente da concelhia do PS. Foi preciso, despoletar a acção de uma deputada de fora.

O terceiro caso, não menos grave, trata-se da obra de construção de um parque de merendas com intervenção no curso da ribeira das Ferreiras, a mesma que já inundou a cidade várias vezes, iniciada pela Câmara Municipal sem que para o efeito tivesse elaborado qualquer estudo, a entregar obrigatoriamente na ARHAlgarve.

A obra já decorria aos olhos de todos há já quase um mês, e foi preciso uma denúncia, para que a ARHAlgarve agisse, embargando-a.

Interpelado pelo FORUM ALBUFEIRA, sobre quem pagava os custos das multas e empresa parada em estaleiro, o presidente do Executivo afirmou que decorriam negociações com este organismo.

As duas entidades estão portanto em conferência, não de certeza para apurar quem falhou mais e primeiro, mas para saírem concertadamente da embrulhada.

O Executivo camarário, vai estar debaixo do julgamento da população do Concelho e a ARHAlgarve, com as suas consecutivas distracções?

O Concelho de Albufeira, merece melhor gestão e supervisão dos seus recursos.


Luis Alexandre

27 comentários:

Unknown disse...

tem razão o concelho merece o melhor. Desapareça..........

Anónimo disse...

Estes assuntos estão muito longe de estarem fora de circulação, porque todos percebemos que têm muito de fora da lei. Se esta Câmara já faz muitos erros ainda tem a venda nos olhos de um organismo em que era suposto fiscalizar e em quem deviamos confiar. Tudo o que está acontecendo é nervosismo ou incompetencia ?

brejos

Anónimo disse...

ai antonio, antonio, mandas os outros embora que se preocupam e tu o que ficas aqui a fazer, se nem os Cavacos te querem ou já és empregado da Camara ?

brejos

ze de albufeira e olhão disse...

Menino Luisinho como andas sempre a chatear o "people" diz lá quando é que vás a votos na tua Associação.ENTÃO JÁ NÃO ESTÁS FORA DE PRAZO? O pessoal da Avenida da Liberdade diz que sim mas tu não queres fazer eleições. Que merda de democrata és tu? Que és um merdas ja o people sabia agora democrata pensava que eras mas não. Como é que mais de 40 comerciantes que não se revêem nas tuas merdas foram a camara e cagaram-se em ti, não me digas que não sabias estavam lá alguns dos membros da "tua " direcção que nem te ligam puto nem querem ser confundidos contigo porque será? mas isto não dizes tu, oh mãe aquele moço bateu-me e tu não dizes nada, ahhhhhh, vai tembora daqui choco.

Rui Costa disse...

Amigo Luis sei que és um benfiquista convicto e apesar do nosso clube não estar na melhor forma não vais te chatear se te convidar a vires afogar as tuas magoas e esqueceres todos os que falam mal de ti com um cervejola na CASA DO BENFICA DE ALBUFEIRA que já abriu.
Esqueçam a politica e venham á CASA DO BENFICA DE ALBUFEIRA.
Saudações benfiquistas.

Anónimo disse...

Por favor, neste blog ainda ninguem me foi capaz de dizer alguma coisa que o David Martins tenha feito por Albufeira enquanto Deputado! Alguem que me diga uma que pode ser que ainda vote nele!!! O sr. Roberto Raposo sabe tantas mas nao diz nenhuma...

Roberto Raposo disse...

Querem saber o que o David já fez por Albufeira enquanto deputado da AR?

Então aqui vai uma numa altura que ele nem pensava em ser candidato a Albufeira.
Basta seguirem este link:
http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalhePerguntaRequerimento.aspx?BID=37696

Podem ler o requerimento feito e a resposta dada. Se fizessem uma pesquisa tinham dado com isto e muito mais, é só usar o Google.

Agora pergunto eu:
Onde estavam os Srs. do Forum Albufeira nessa altura?
E já agora, porque é que só em meados de 2008 é que decidiram começar a actuar com este blog?
Será que só detectaram problemas na gestão da CMA nessa altura?

Um grande abraço

Roberto Raposo

Fanã disse...

Sr. Roberto Raposo não me faça rir fui ao link que o Sr. pôe aqui , as cheias foram no ano passado 2008, e o seu amigo interpelou o ministério em 2006,portanto não o defenda dessa maneira a não ser que seja muito seu amigo e talvez queira um emprego na C.M.A.

Roberto Raposo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Dahhh... Sr. Fanã... de que terra é você???? Onde anda com a cabeça na lua, ou tem a memória curta, ou simplesmente tem umas palas e só vê e ouve o que quer???? Ou aquilo que que lhe vendem...???? Toda a gente lembra-se que em Setembro de 2006, houve cheias na baixa de Albufeira... Toda a gente menos o Sr. Fanã... Ou só em 2008 é que se lembra de atacar tudo e todos, menos aqueles que lhe interessa??? Cultive-se antes de mandar "bitaites" para o ar...
João Sabino

Roberto Raposo disse...

Onde é que o Sr. estava em 2006?
Não sei se sabe mas tem havido cheias estes nestes últimos 3 anos.
Não sei se sabe, mas todos os anos temos quatro estações, onde duas delas são o Outono e o Inverno, e já agora, informo-o também que costumas chover muito nessas duas estções do ano.

Mas para lhe avivar a memória, ou para lhe mostrar pela primeira vez as cheias de 2006, aqui fica:

Em 2006:
http://www.correiodamanha.xl.pt/noticia.aspx?channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009&contentid=00215490-3333-3333-3333-000000215490

"INUNDAÇÕES A SUL
No Sul do País, no Algarve, bares, restaurantes e lojas da Baixa de Albufeira ficaram inundados pela força da chuva. Várias tampas de esgoto saltaram e a zona mais turística da cidade algarvia transformou-se num “lago de água suja com um cheiro insuportável”, disse ao CM Paulo Silva, empregado do restaurante ‘O Pampas’, enquanto limpava o lixo que a enxurrada arrastou para a esplanada. Os estragos chegaram mesmo às cozinhas de alguns estabelecimentos comerciais, porque as grelhas de escoamento deixaram de funcionar.
A maioria dos comerciantes queixa-se das intervenções do Programa Polis – o qual elevou as ruas ao nível da entrada das lojas e restaurantes agravando o problema do escoamento das águas pluviais."
in Correio da Manhã 22 Setembro 2006Em 2007:
http://gerotempo.blogspot.com/2007/12/inundaes-provocam-caos-em-portimo-lagoa.html

Por isso, informe-se antes de vir para aqui dizer asneiradas.

Abraço

Roberto Raposo

Unknown disse...

o que vi naquele link foram perguntas sobre as obras polis que obteve as respostas. Isto é fazer alguma coisa por albufeira?

Roberto Raposo disse...

Não, é melhor ficar calado e deixar as coisas andarem como têm andado e fazer de conta que não se vê.

Foi apresentado o problema em parlamento, foi exposto o problema, isso não é nada?
Haja paciência.

Apresentar o problema, já demonstra preocupação pela situação.
Preocupação essa, que o Sr. Desidério não teve, pois senão, tinha resolvido o problema e não tinham havido mais cheias em 2007 e 2008, ou pelo menos não com a gravidade que tiveram.

Já agora, sabiam que ainda ninguém foi indemnizado?

É esta a paga que o Sr. Desidério dá aos seus munícipes, depois dos prejuízos das cheias, ainda enche a cidade de obras em época alta, para afastar os turistas e dar ainda mais prejuízo aos comerciantes.

Isto é que deve ser o que o Sr. António chama de "fazer alguma coisa por Albufeira"

Abraço

Roberto Raposo

Fanã disse...

Sr. Sabino o Sr. deve comer muito queijo ou então não deve conhecer Albufeira, desculpe que lhe diga mas as imundações na baixa já vêm há muito tempo mesmo antes do programa POLIS desde o tempo em que foi feito a escavação do hotel california, agora quem comia palha por erva era o cavalo do Vareta pois ele punha uns oculos verdes no cavalo, se calhar era o que você tem falta, pois quem deve andar na lua é você

Fanã disse...

Sr. Raposo , eu estava e sempre estive em Albufeira á mais de 50 e poucos anos , por isso se calhar conheço Albufeira muito melhor que o Sr. visto que nasci, fui criado aqui a minha familia é daqui,e espero quando morrer ser enterrado aqui em Albufeira, por isto conheço bem a minha Vila agora chamada cidade, mas desculpe que lhe diga os antecessores do Sr David Martins seja Xufre ou Arsénio Catuna deixaram muito a desejar o que fizeram em mais de 20 anos por Albufeira, não digo que os PSDês fizeram melhor só que no Partido Socialista eu e deculpe que lhe diga não acredito,se calhar nem votar eu vou, porque com este governo que nós temos do qual o Sr. David faz parte da maioria na assembleia, que só faz leis para lixarem já não digo a classe pobre pois quem sustenta os paises é a classe média coisa que o PS está a destruir. tambem lhe mando um abaço

Anónimo disse...

Sr Fanã, essa do cavalo do Vareta foi muito bem metida.
Desde pequeno que tenho ouvido essa história.
Aposto que muitos dos comentadores que mandam o homem da ACOSAL para Faro, nem sabem que foi o Vareta.

Champalimaud

j.e.simões disse...

Também acho... As histórias do Vareta são-me, por assim dizer, familiares...
As pessoas íntegras é que mereciam ser recordadas, como um cunhado dele, marido de uma irmã, que foi o último presidente da câmara antes da Ditadura.

Anónimo disse...

mas esta coisa de blog ainda existe???
com estes postes de ignorantes e comentários que demonstram uma ignorância confrangedora???
e não querem vcs o desidério + 4 anos???
ai vão levar com ele, vão!!!

Pedro Cordeiro disse...

Este blog serve para uma camabada de cobardes se sentirem importantes pelo menos uma vez na vida, com as tretas que para aqui atiram. Seja para defender o Desiderio ou o David... Que falta de qualidade de conversa! Todos sem excepção.

Anónimo disse...

Sr Roberto Raposo, as pessoas não se podem manifestar muito porque o polis foi imposto pelo seu partido e como dizem os seus colegas de partido:
"Quem se mete com o ps leva"
até a própria camara parece que tem algum receio em atacar os responsaveis pelo programa polis e exigir ao governo PS responsável por este programa as respectivas indemnizações pelos danos causados principalmente por falhas tecnicas e humanas (os engenheiros e doutores de lisboa a quem foram dados os destinos da nossa terra mas não conhecem o terreno), ao contrário do que possam dizer (choveu muito?) ainda não...
se eu Ouvir o Sr David Martins atacar/criticar o próprio partido (PS) por estas falhas, então já acredito que se preocupa e defende a nossa terra acima dos interesses politico-partidários.
ZORRO

Roberto Raposo disse...

Não podemos esquecer que o projecto Polis de Albufeira foi muito alterado desde o projecto original e acho que cabia à CMA rever os projectos e apontar os defeitos, pois coisas como eu vi no jardim da Meia Laranja, onde retiravam manilhas com 200 e mais milímetros de diâmetro e as substituíram por tubos de 90 milímetros, ora, não precisa ser engenheiro para ver que estava mal, ora se com um diâmetro maior havia inundações, agora com um diâmetro menor a situação piora e muito.
Portanto a CMA tem muita culpa daquilo que se tem passado nestes últimos anos. A CMA deveria ter contestado certas alterações, como as intervenções na zona histórica, que descaracterizou por completo a cidade, coisa que não fez. Portanto o Sr. Desidério, que não venha com desculpas que o projecto era de outros, porque a culpa é dele e só dele, que não viu ou não quis ver que estavam a destruir Albufeira.

Abraço

Roberto Raposo

Unknown disse...

ora ai estava um fiscal de obra com fita metrica

Anónimo disse...

Sr. Raposo, a sua ganância de limpar a imagem do PS é tanta, que até inventa por conta própria que os planos originais do Polis foram alterados, sem dizer por quem e que o presidente de Câmara é que tinha a responsabilidade de os verificar.
Se não sabe, não diga asneiras!
Os projectos Polis foram feitos pelos meninos da Parque Expo ou por outros a eles associados. E se quer um exemplo, analise o que se passou com os projectos do parque de estacionamento do topo da Av. liberdade.
O presidente da Câmara, quando ganhou as eleições ao Catuna, deixou o PS com as calças na mão, se este reivindicava a concretização das promessas à população, o que veio a fazer. E, pensando só nos seus sucessos, teve de assinar os investimentos sem abrir o pio. e por isso não piou, porque a sua missão era calar toda e qualquer contestação.
Sr. Raposo a sua cegueira não é a nossa cegueira.

de um grande adepto do polis

Roberto Raposo disse...

Uma pessoa, que deixa seguir um projecto que destruiu Albufeira, só para não haver contestação, é um nabo e um irresponsável. Então vê-se que está mal e deixa-se seguir?
Que raio de argumentos são esses?

Realmente tem razão a minha cegueira, não é a sua cegueira, porque para ver com esse tipo de olhos, mais vale ser cego.

E deixo aqui saliente, que não sou contra o Polis, apenas sou contra a maneira que foi concretizado, pois descaracterizou uma cidade típica e histórica, onde tudo o que a caracterizava, foi simplesmente apagado, sem que o executivo camarário fizesse alguma coisa para pelo menos a parte velha da cidade fosse mantida com as suas características.

Abraço

Roberto Raposo

Anónimo disse...

Sr. Roberto, você só quer ver mesmo no sentido que lhe interessa. Então não sabe que foram estas as condições que foram impostas ao Desidério?
O Polis é uma realização exclusiva do PS e o Desiderio ou aceitava ou não podia criar ilusões de brilhar.
Você fala de cor do Polis porque não sofreu com a porcaria que por aqui foi feita e imposta pelo seu partido, em silencio dos que aqui têm cartão de filiados.
O Desiderio, pôs os dinheiros da autarquia à disposição, 40% e assinou que ia ficar calado. Voc~e não acha estranho que nenhum dos seus admirados das chefias do PS venham a Albufeira fazer inaugurações como em Lagos? Claro que não, porque você vai morrer a negar tudo o que implique o PS!

asssinatura
o polis é uma uma merda PS

Anónimo disse...

Os senhores que comentam este Post, neste blog controverso, e que se referem ao Polis Albufeira, desconhecem muitos promenores do que se passou.
O Polis não tem nada a ver com o PS nem com a direcção do Governo, que se deverá preocupar com outras necessidades bem mais carentes do povo português, como se sabe.
O Programa Polis foi concebido para várias cidades portuguesas pos uma Empresa Sociedade Expo, e proposto às várias autarquias que tinham a obrigação e o dever de fazer aprovar os projectos e as respectivas alterações, caso não se identificassem com os pareceres dos autarcas nas Assembleias Municipais, por onde passaram.
Em Castelo Branco, simplesmente o presidente da Câmara recusou - digo, recusou - o Programa Polis que lhe foi proposto, e tiveram de refazer outro. O mesmo ou parecido aconteceu noutras cidades, que me lembre Cacém e até Silves, levou grandes alterações para integrar o "espírito da cidade", que foram alterados pela exigência da Autarquia. Vei nos jornais.
O que aconteceu em Albufeira, deve-se exclusivamente à incompetência e péssima visão do executivo liderado por Desidério Silva que aceitou tudo conforme lhe foi proposto sem se querer incomodar com mais nada, exceptuando promenores de percuso. Ainda por cima, este executivo de Albufeira não acompanhou minimamente as obras em curso, preocupado que estava em aparecer em todas as festas, feiras e romarias para aparecer no retrato dos 2 fotógrafos contratados a tempo inteiro pela câmara - Disse: dois fotógrafos (para se revesarem no horário e nos acontecimentos).
Pessoalmente reconheço que a oposição PS (F.Anastácio) poderia ter alertado muito mais do que fez, mas não era maioria e ainda por cima esta oposição não presta, todos o sabemos.
Acusar o candidato agora proposto pelo PS/Algarve, que pensa pela sua cabeça e está rompendo com os dinossáurios do PS/Albufeira, sabe-se lá com que dificuldades... (vai-se saber depois, podem crêr) é uma injustiça (para não dizer estupidez) que vai fazer a todos os descontentes com o actual executivo ter suportar mais 4 anos de incompetência PSD.
Porque não haverá mais candidatos além destes dois, por mais flores que por aí façam. Não há outra gente com competência que esteja disponível para avançar como independente, além da quase impossibilidade de fazer uma campanha ganhadora.
Por isso, meus amigos, façam um esforçozinho, unam forças e optem pelo mal menor. Esta é mesmo a única solução inteligente.

E mesmo assim, não se esqueçam que os velhos dinossáuros PS's de Albufeira, se não forem contenplados no aparelho, pelo candidato, podem fazer campanha de guerrilha subterrânea pelo PSD, como aconteceu nas últimas eleições. Lembram-se??

Passem bem, e boas divagações.

Jorge Guerreiro

Fanã disse...

este Sr. Jorge Guerreiro vai lá vai, só vê PS pela frente não tente desculpar o seu partido socialista porque não vale a pena nem tente fazer do Sr. David Deus