quinta-feira, 29 de julho de 2010

A vitória de uns e a hipocrisia de outros


A luta da APED à volta dos horários de abertura total ao fim-de-semana e feriados, teve o fim esperado, promulgado em lei na semana passada e despoletou o habitual arrazoado das carpideiras.

A APED, traçou uma estratégia para uma luta que sabia à partida ser prolongada e para a qual tinha de conquistar a assinatura dos políticos, o adormecimento da opinião pública e a diluição da contestação ténue e formal das associações do comércio.

No decurso dos anos passados, entre a abordagem e a confirmação, fecharam milhares de pequenas e médias empresas, limpando o mercado a cobrir e a carteira de sócios das associações, aliviando o peso social e político da inércia dos seus dirigentes.

Entre o trabalho de uns e o deixa andar de outros, fica exactamente o espaço de conluio que permitiu o preto no branco, onde nada foi feito pelas associações para além das teatrais declarações formais que assumem maior pompa necrológica diante do facto consumado.

Cabem neste contexto, a nível nacional a Confederação Geral do Comércio, curiosamente dirigida pelo insolvente algarvio Dr. José António, presidente da ALICOOP e ALISUPER e, a nível local, a não menos falida, pelo menos social e politicamente, ACRAL.

A APED fixou os seus objectivos e fez o que lhe competia para os concretizar, levando a efeito iniciativas de carácter vincadamente político nas sedes próprias, bem como inquéritos à boca das caixas de saída onde o público, sem constrangimentos, respondia afirmativa e maioritariamente no sentido do apoio à abertura sem limites.

A leitura da realidade, face à incapacidade das associações em se moverem na pressão e na mobilização das suas forças à volta da justiça dos seus argumentos, levou ao desfecho sem luta.

A agonia do mercado das pequenas e micro empresas que polvilham o Algarve, que vão desde o excesso de grandes superfícies ao simples problema dos custos dos abastecimentos e mercadorias, dos custos do dinheiro para investimentos ao peso dos impostos, da perda de liquidez das famílias envolvidas no desemprego e precariedade no trabalho aos custos da sazonalidade e dos contratos a prazo, há muito que relativizaram a questão da abertura dos hipermercados aos domingos e feriados.

Os problemas graves citados que não tiveram respostas associativas, como se não os conhecessem, diminuíram o problema da conseguida abertura política para o sucesso dos associados da APED. Mais uma vez, as centenas ganharam aos milhares e porquê?

Perante mais uma derrota para o médio, pequeno e micro comércio, que as direcções das associações têm de assumir como sua e das quais, no actual contexto, não há nada a esperar a não ser ladaínhas, a vigência de lei e os argumentos usados pela APED, de criação de muitos milhares de postos de trabalho, têm que entrar nas exigências de fiscalização das entidades oficiais.

É claro que estes factos em Portugal, onde o mercado da grande distribuição ainda tem margem de crescimento, obedecem a uma estratégia de limpeza e ocupação dos espaços e deixa as grandes companhias em boa posição para quando as novas tendências e técnicas exigirem outro tipo de organização e intervenção.

Afinal, se olharmos para o quadro político que tomou a decisão em tempo estival e quando a população em geral está ainda sem reacção ao estado de choque dos problemas mais gerais que lhe criaram, veremos que ele se estende pelas associações adentro, pelo que a hipocrisia é a única resposta.


Luis Alexandre

12 comentários:

CAÇA CROMOS disse...

Em trânsito e do Zé Lebrinha, com GPS a acicatar-me o destino, algures no Alentejo de Catarina, onde se bebe a imperial mais exclusiva do Continente, e, infelizmente, por motivos pessoais e profissionais, rumo à Capital, dou-vos, não ao Fórum, mas aos Albufeirenses, umas humildes linhas.
É curioso, vossas senhorias falarem em carpideiras, porque o rótulo, em Albufeira, vai direitinho para o Fórum.
De resto, de acordo, sem espinhas, com a abertura das grandes superfícies, às 6 da manhã e fecho à meia noite, todos os dias da semana, incluindo feriados.
A grande maioria dos consumidores, sejam de que estrato social forem, aprovam e aguardavam com ansiedade esta liberalização dos horários, e o fim da descriminação da grande distribuição, em prol do caquéctico e ancient comércio tradicional.
O que, a um domingo à tarde e há dias, porque prefiro que a gaiatada beba leite, paguei a mais por uma palete, no pequeno comércio local, pagava o gasóleo, ida e volta, ao Continente da Guia.
Só meia dúzia de merceeiros Albufeirenses, retrógrados, mangas de alpaca, fazendo-se transportar em Mercedes topo de gama com o lápis atrás da orelha, e contratantes de mão de obra do Leste Europeu e do Brasil, pagando abaixo do ordenado mínimo e ignorando os descontos para a Segurança Social, é que protestam a Lei, e pressionam Desidério para que o Município não a efective no Concelho.
Falam vossas senhorias na falência da ACRAL, que só existe nas vossas cabeças, e escudam-na 'de' social e política, antecipando eventuais complicações Judiciais. Ignoram, propositadamente, no vosso julgamento da matéria, a ACOSAL. Qual o papel da ACOSAL nesta temática? Qual foi a sua intervenção? Qual é a sua representatividade? Quantos associados tem? Quando é publicado o último relatório e contas? Quem são os membros da Direcção e quando foram eleitos? Quantos participaram na eleição? Estas questões são, também, válidas para o Fórum.
Atirar pedras, com a tenacidade e deselegância que vos é característica, granjeou, há muito, uma aversão irreversível, tanto a vossas senhorias, como à ACOSAL, na sociedade Albufeirense. O que estará bem em Albufeira? O que não merece o vosso comentário destrutivo? Para quando o apontar de soluções? Vou esperar, sentado, mas 'deixo nada por dizer, nada por fazer’.
Já agora, pode ver-se o Contraluz no Algarve, mas, para já, só em Tavira, a partir de 5 de Agosto.

Anónimo disse...

Ó Senhor Caça Cromos,você por acaso sofre de alguma doença mentecapta?
se sofre está desculpado!

Anónimo disse...

100% de acordo com o Caça Cromos.
O anónimo das 15:19 deve ser um dos merceeiros visados...

Anónimo disse...

É o que disse caça cromos tu tena ares do que és e não enganas ninguem.
Tu é que tens patuá e outros todos são merda. foste fazer algum recado ou andas só no cú pro ar ?já tás conhecido e não te esqueças passar na Camara pra levantares o cheque, tá bem?

carlos

Guia rules disse...

Anonimo 15:19 - só podes ser atrasado mental...

Andamos por saber faz tempo as respostas às perguntas sobre a ACOSAL/FORUM

MANEL RUFIA disse...

caça-cromos,tu,que afirmas não ser conivente com nada que se passe nesta TERRA,explica porque qual a razão que defentes,com unhas e dentes,esta CMA.TU que pretendes ser independente,és,dependente ,da CMA.Sim,dependente,até ao tutano.porque vives,respiras e vegetas em torno da CMA.Não me F.... és CMA dependente,senão,não perdias tempo em vir aqui tentar justificar o injustificavel.és Rato e talvez Dias,como Paulo,mas pouco,muito poucachinho como politico.Enganas,quem quer ser.não enganas quem não se compra ,com relógios,jantares,e festas.Gajos como tu,BORDA MERDA.Quando chegar a HORA, estarás F.....serás,mais um HIPOCRITA(HIPOCRITA).

PS:não te desculpes com a minha gramatica,porque será desculpa de mau pagador.

Anónimo disse...

da-lhe caça cromos
isso da acosal e do forum parece um segredo guardado a 7 chaves que eles não querem que se saiba por algum motivo...

CAÇA CROMOS disse...

blá blá blá

Anónimo disse...

É só ressabiados mentais. Vergonha que esta gente seja de Albufeira...
Ainda por cima tótós porque o homem já desafiou o Luis Alexandre e se ele aceitar toda a gente fica a saber quem é.
Sempre que alguém tem pedalada e vos contraria tem que ser da camara... parvalhões

Anónimo disse...

Que falta de nivel e de cultura. Sempre a mesma m.....a de comentários sem puto de argumentos
Caçacromos: vir comentar para estes inergumenos é dar pérolas aos porcos

Anónimo disse...

Ai mosse Caça Cromos desanca-os que eles não sabem o que dizem e nem escrever sabem.
É curioso ver de facto os comentários a aumentar sempre que ele comenta...
Há um que tem quase 40... coisa que já não acontecia há muito neste blog.
Os 2 últimos posts ele não comentou e têm ZERO.

Anónimo disse...

Grande Caça Cromos lol
C___as de alto pa eles...