domingo, 25 de julho de 2010

Tapar o Sol com a peneira


A rábula de fim-de-semana de Desidério Silva no “CM”, versa o tema “gerar negócio”. Ainda não foi desta que falou do ruído, que continua livre e de costas quentes!

Do alto da sua cátedra, no tom de bonomia a que nos habituou, abordou a presença habitual de equipas estrangeiras e do Benfica, que de passagem uma semana entre 52 do ano, deixam 2 milhões de euros, números atirados que não devem obedecer a nenhum estudo e terão sido puxados para cima.

No relambório, desta vez não enfatizou que era fruto do seu trabalho e da Câmara, mas a intenção mora lá.

Sendo positiva a presença destas equipas, pelos variados impactos que geram nos mercados de origem, contudo, frisamos, são uma gota de bálsamo para as perdas acumuladas em anos como para as do corrente ano.

Os fortes investimentos que a autarquia vem fazendo em publicidade do destino, na prática, não conseguem desfazer a imagem que levou ao afastamento de milhares e milhares de turistas.

Os números da ocupação não mentem e até já provocaram troca de galhardetes entre os dois responsáveis da ERTA e da AHETA. A ocupação por nacionais está em queda, concentrando-se nos meses de Julho e Agosto e a dos tradicionais países emissores, com destaque para o Reino Unido e Irlanda,, vão pelo mesmo caminho. O mercado está a perder em dormidas e valores de consumo individuais, o que fragiliza a endurance financeira das empresas para enfrentarem a conjuntura.

Como sempre dissemos, a crise de Albufeira é anterior à derrocada económica e financeira dos países.

As políticas de betão seguidas criaram uma cidade fantasma a maior parte do ano, com reflexos no conhecido aumento da precariedade do emprego e na capacidade de resposta das empresas. E como se não bastasse a conjuntura, a CMA ainda agravou, novamente, as suas taxas.

As palavras desordenamento, sazonalidade, precariedade e endividamento cresceram assustadoramente nos últimos anos e são a outra face do slogan “de capital do Turismo”.

O actual executivo de maioria absoluta, a braços com o despesismo da sua gestão, revela falta de lucidez para acompanhar a situação e desencadear estratégias de resistência colectiva aos graves problemas que se vão acumulando e cuja tendência é ganharem maior dimensão.

Albufeira criou um amontoado de vícios estruturais com assinatura, que nos vêm condenando lentamente.

Se a população não abrir os olhos e não fizer exigências de mudança, quem tem o poder vai continuando a governar-se e nunca admitirá os seus próprios erros.


FORUM ALBUFEIRA

5 comentários:

CAÇA CROMOS disse...

A automaquia com que afirmam que os 2 milhões de Desidério são "... números atirados que não devem obedecer a nenhum estudo e terão sido puxados para cima..." é mais do que evidente, quando umas linhas mais à frente, e sem que apresentem quaisquer indicadores e/ou factos, afirmam, espinoteadamente, que a autarquia é responsável pela "... imagem que levou ao afastamento de milhares e milhares de turistas...".
O dogmatismo com que apresentam as vossas verdades, neste e noutros posts, é preocupante, social e politicamente, e não está longe do absolutismo.
A oposição gritante que cerram em torno de tudo e todos, sem que nunca se entenda, nem o que verdadeiramente defendem, nem apresentem nunca soluções, é a vossa imagem, é a vossa marca, e, estou certo que, a esmagadora maioria dos Albufeirenses, não se revê na vossa actuação/intervenção, condenando-a até.
Mais uma vez questiono o conhecimento que têm de pólos turísticos mundiais, porque se vos admira o facto de Albufeira estar deserta na época baixa, é porque o vosso horizonte é limitado e muito curto. Basta dar um salto ao sul de Espanha, para encontrarem muitos Ayuntamientos como Albufeira e Alcaldes como Desidério.
Acerca dos 2 milhões de que fala o homem, e caso exista boa vontade, não é difícil achar-lhes justificação. Assim, e tendo em conta que o Sunderland traz perto de 1500 pessoas, com pacote de 7 noites, a maioria acompanhada pela família, o que facilmente os eleva para muito mais de 3000, é só fazer contas, e, provavelmente, dependendo dos critérios, até se pode chegar a um valor superior.
Uma ajudinha: a agência de viagens do Sunderland é que está a vender os pacotes e os preços podem ser consultados aqui: http://www.sunderlandtravel.co.uk
Ou vossas senhorias querem passar a mensagem de que a vinda do Sunderland caiu do céu e não envolveu uma estratégia cujo objectivo foi por Albufeira a facturar?

Anónimo disse...

Que vergonha este Forum, que no fundo não é mais que o Luis mais o Alexandre e mais o Luis Alexandre...
Na CMA nada presta, todos os dias dizem mal de alguma coisa ou de alguma pessoa.
Falam como se representassem alguém e não representam nada.
Gostava que nas próximas eleições fossem a votos para cairem na insignificancia que são e deixarem os Albufeirenses em paz com os representantes que elegeram já tantas vezes e nas últimas por maioria absoluta.

Anónimo disse...

Eu não sou para aaqui chamado ou até que sou porque sou da terra e acho que lá em cima estão a ficar irritados e porquê ?este caca cromos julga-se o mais esperto de todos e porquê ?batem no alexandre como se não soubessem que o forum tem mais gente por trás e esse é o medo.

carlos

Anónimo disse...

A.21,42: Ao menos podias tentar escrever alguma coisa de jeito e sem erros e que se entende-se.
Lol, lá em cima? Que é isso do lá em cima? Onde é isso??
É esta mentalidade subserviente como a deste e de muitos Albufeirenses é que os meteu no buraco em que estão e faz tipos como este Alexandre virem ao de cima boiar por cima das abéculas.
Mais gente por trás??? Lol, mais 2 ou 3. Um escreve uns poemas e umas coisas sem nexo nenhum e que ninguém entende.
O Alex deve tar muito zangado com a vida para a dedicar a dizer mal de tudo e todos.
Medo de que? Do Alexandre??? Só pa rir. Em Albufeira toda à gente morre de medo do Forum e do Alexandre... Nem se dorme de tanto medo.
O Alex é que tem medo do caça cromos pq não lhe responde nem tem argumentos.

Anónimo disse...

O Luís devia era agradecer ao Caça Cromos porque sempre que ele comenta um artigo os comentários disparam e a audiência aumenta. Já quando foi das autárquicas era assim.
Anónimo das 21:42: que salganhada de comentário sem pés nem cabeça. Não acho que ele se ache mais esperto que todos, tu é que achas que ele é mais esperto que tu. Deixa-te de tangas porque toda à gente sabe que o Fórum é o Luís Alexandre.