terça-feira, 6 de julho de 2010

Está ou não o ruído protegido?



A sessão de Câmara de hoje, teve uma parte introdutória diferente do habitual, dada a presença organizada de uma dezena de cidadãos, a parte avançada de um vulcão de protesto, que vêm há vários anos a lutar, pelos meios ao alcance, contra os problemas do ruído, provocados por uma minoria de bares, que insistem na reincidência.

Para o executivo camarário, que reconhece o volume de queixas e a sua repetição, na boca do vereador do pelouro, trata-se de uma questão de diálogo. Contudo, esse diálogo, não tem dado frutos, havendo que brandir o articulado da lei para que os cidadãos e visitantes de Albufeira não construam uma ideia de impunidade.

Conforme foi insistido nas várias interpelações ao executivo, ficou patente que as várias iniciativas de cidadãos, onde constam abaixo-assinados, não passaram de letra morta em papel, uma vez que anos passados, as queixas e queixosos são cada vez mais.

Como ficou demonstrado e o executivo não deixou de perceber, o movimento de cidadãos está decidido a fazer valer os seus direitos, saindo da sala com uma ideia de mais do mesmo ou, dito de outra maneira, pouco convencidos da vontade de mudar as coisas.

Ficou expresso por palavras, que estes cidadãos não procuram o prejuízo ou o confronto com os empresários dos bares, exigindo tão simplesmente o cumprimento da lei.

A responsabilidade ficou entregue e se os resultados não aparecerem no curto prazo, outras iniciativas se sucederão.

O representante da ACOSAL, fez questão de apresentar uma proposta concreta, passada a acta, para que se proceda ao levantamento e à acção profiláctica junto desses bares, a quem deve ser mostrada a autoridade da Câmara, na possibilidade de acções punitivas que reponham a legalidade.

O movimento de cidadãos fixou para si um prazo razoável para ver resultados, que poderá não corresponder às expectativas da Câmara de se alargar em explicações.

As conversas são democráticas mas os vícios e os abusos têm ganho de forma injusta.

O FORUM ALBUFEIRA, apoia incondicionalmente este movimento de cidadãos. FORÇA!


FORUM ALBUFEIRA

38 comentários:

Anónimo disse...

Quando os empresários começarem a despedir centenas de trabalhadores porque meia dúzia de moradores com ouvidos de Cinderela protestam, ai sim, vamos assistir a uma verdadeira revolta, mas é a dos que ficarem desempregados e das suas familias famintas.
Os que se acham incomodados são uma minoria insignificante, movida muitas vezes por invejas.

Anónimo disse...

este agora vem com a coversa dos papões. Então não sabes que Albufeira tem mais desempregados que os outros todos ? tás com medo que falte o material ao pessoal da noite ? tu e os teus amigod dormem de dia mas quem trabalha dorme de noite.Mas para quê perder tempo contigo ?

filho de Albufeira

Anónimo disse...

Os trabalhadores da noite na sua esmagadora maioria são putos e malta que vem de fora de Albufeira, trabalhar no verão.Tás a brincar ou quê?Vai dar banho ao cão,pá.

Anónimo disse...

Que dizer de dois empregados do bar "Picadilly" no centro de Albufeira,que depois de incomodarem toda a gente da zona com a musica altissima até ás 4 da matina ainda se dão ao luxo de quais "pavões" acelerarem as suas motas de alta celindrada dado rateres pela rua acima fechando a noite de ruido com chave de ouro.
São gente dessa que esse senhor do loby do ruido defende,então, estamos conversados.

Anónimo disse...

Se o ruído não está protegido, os sinais dados pela Câmara parecem apontar em sentido inverso.
Não é normal que,ano após ano, apesar das inúmeras queixas sobre o excesso de ruído proveniente dos bares, apresentadas à Câmara pelos munícipes, não se vislumbre da parte desta qualquer atitude rigorosa tendente a solucionar o problema.
Até parece haver uma certa subserviência em relação ao "poder" de alguns dos chamados empresários da noite; existindo mesmo alguma relutância em pô-los na ordem, quando a legislação vigente confere à autarquia competência para o fazer.
Também não é de estranhar a falta de autoridade com que a Câmara encara este assunto, deixando que uma minoria se imponha e se dê ao luxo de ignorar os condicionalismos impostos pelo Regulamento Geral do Ruído, não tendo qualquer pudor em violá-los porque sabem que a impunidade campeia neste concelho.
O desprezo que a Câmara demonstra pelos direitos dos seus munícipes neste âmbito, está bem patente no seu "site" onde, pasme-se, o Regulamento em vigor que diz respeito ao horário e funcionamento dos estabelecimentos deste Município, onde consta o assunto relacionado com o ruído, foi aprovado há mais de 10 anos, mais precisamente em 11/05/2000, sendo as coimas nele previstas ainda calculadas em escudos.
Desde essa data nunca mais esse Regulamento foi actualizado, pese embora o facto do Dec.-Lei n.º 9/2007, de 17/06 ter aprovado o novo Regulamento Geral do Ruído, onde determina, entre outros assuntos, a obrigatoriedade da Câmara elaborar Mapas de Ruído do concelho, onde são definidas as zonas sensíveis e as zonas mistas, isto é,zonas onde é proibido o ruído e zonas onde o ruído é tolerado sob rigorosas condições. Que se saiba esses tais Mapas ainda não viram a luz do dia.
Perante isto, é legítimo pensar que o problema do ruído ocupa um dos últimos lugares da tabela de prioridades da Câmara.
Talvez este movimento de cidadãos que provavelmente tenderá a crescer, obrigue o actual executivo a enfrentar o problema com responsabilidade e o faça actuar com rigor sobre quem prevarica, para bem de Albufeira.

Anónimo disse...

COMENTÁRIOS PARA QUÊ..::
Este é um problema que está sem controle por parte das entidades que detem o poder.
Será por incuria..
Será por desleixo..
Será por imcompetência..
Será por compadrio..
Será por!, será por!, será por!..
Não acredito:
È mesmo incompetência...
...///
..//
./
Alguém que ama Albufeira.
///...
//..
/.

Anónimo disse...

Invejas é o que é... e quando se fala de ruido fala-se de tudo... há quem ainda se gabe de falar todos os dias às 10H pa GNR a fazer queixa do ruido dos talheres do restaurante que tem no R/C do predio...

Anónimo disse...

Qual invejas qual quê.Ainda não percebeste que ninguem está contra os bares,mas sim do abuso que alguns teimam em ter em relação ao ruido.Talvez não percebas porque com o decibeis tão altos em que vives,essa cabechina já esteja feita num oito.
Deixa-te de tretas e abrende a viver em sociedade,respeitando os outros,que nós tambem respeitamos o trabalho dos empresários da noite consciênciosos.
Há uns anos F. Barata mandou desligar badalo da torre do relógio por incomodar os clientes do hotel sol e mar,hoje,são os bares da filha os mais barulhentos da baixa.Topas.Descança essa cabecinha pra ver se percebes alguma coisa do que está em causa.Mais,quando madam quem está mal mudar-se,talvez seja chegada a hora de os bares que estão mal(fora da lei)mudarem pró campo onde não incomodam niguem.

Anónimo disse...

Tas tão mal muda-te ó cromo, Albufeira sem os bares há noite é como a praia sem os barcos na serve para nada. É ver a baixa deserta no inverno tal qual uma cidade fantasma e mesmo assim aparecem algumas alminhas desocupadas a reclamar do barulho.
Deixem as pessoas trabalhar.
Viva albufeira, viva a noite e viva o BARULHO.

Anónimo disse...

Tens essa cabeça tão baralhada que não mereces resposta.TRATA-TE.

Anónimo disse...

Grande preocupação com o ruído nesta altura do ano mais precisamente na altura onde felizmente vêm muitos turistas a esta terra.Não pode haver turismo sem emissão de som : Os turistas não são mudos, pelo menos a maioria , os taxis, autocarros, as máquinas de refrigeração, as ambulâncias, os carros da polícia as festas públicas etc...etc.
Sim é bom que haja algum equilíbrio mas é preciso não esquecer que os produtos que aqui se oferecem são na sua maioria prestados no exterior devido ao clima ameno de Verão.Acabar com as actividades exteriores é pois acabar com o turismo.Haja pois bom senso e não o extremar de posições pois daqui a 2 meses voltamos a estar todos mais tranquilos mas como a formiga e não como a cigarra !

Anónimo disse...

Não tem é argumento para responder isso sim.

Anónimo disse...

O anónimo das 13:56 agarra-se a uma teoria esfarrapada, segundo a qual não pode haver turismo sem som. Deixa-me rir.
Reparem na subtileza de utilizar a palavra som e não barulho. Até parece que o problema é do som normal do meio ambiente e não do barulho ensurdecedor provocado pelos bares.
Agora vem apelar ao bom senso quando isso foi coisa sempre desprezada pelos donos dos bares e e quejandos, que sempre se mostraram insensíveis às queixas daqueles que se sentiam prejudicados.
No momento em que a Câmara parece querer pôr cobro à anarquia e ao abuso no que respeita ao problema do ruído, mais não fazendo do que lhe compete, vem de mansinho apelar para que impere o bom senso. E o prejuízo provocado, mesmo em termos de saúde, a todos os que têm o azar de sofrer os efeitos nefastos desses malfadados sítios ? Que se lixem, não é verdade ? O que interessa é o turismo a qualquer preço.
Que à Câmara não lhe falte coragem para aniquilar os abusadores que pretendem transformar Albufeira num pântano onde grassa a impunidade.

Anónimo disse...

É isso mesmo, "Que se lixem" a meia dúzia de Brancas de Neve que se sentem incomodadas com o ruido.
Vivemos do turismo e do cliente Inglês que quer é copos, bares e discotecas.
Se não fossem os bares e discos tavamos feitos.

Anónimo disse...

Feitos já estamos á bastanto tempo com o nível de turismo que tem vindo a ser implementado em Albufeira.Copos,barulho,anarquia,desordenamento,sujidade,insegurança,ganância sem limites,por este andar ainda matam a galinha.Esses sete anões que defendem o barulho tem vistas curtas só olham par o umbigo.

Anónimo disse...

Cabecinhas como as do mentecapto das 18:23 só podem gerar ideias de caca. Provavelmente será um problema de canalização interna - o intestino deve estar ligado ao cérebro.
Este "príncipe encantado" chegou à brilhante conclusão de que o turismo em Albufeira subsiste graças aos bêbados ingleses.Por isso, segundo ele, havendo álcool e barulho não há que recear, o turismo de "qualidade" está garantido.
Fico por aqui porque, como diz o povo, não vale a pena gastar cera com tão ruim defunto.

Nota: Por uma questão de sanidade mental, sugiro-lhe que consulte um "canalizador" para se tratar, senão cada vez que pensa é um mau cheiro que não se aguenta.

Anónimo disse...

Qual turismo de qualidade? Há 30 anos que ouço falar disso onde é que está? Vocês não saberiam o que é turismo de qualidade nem que vos caísse em cima. Vejam Las Vegas, é a cidade do mundo com o maior nível de ruído/barulho/som alguma vez registado.
O nível de facturação de um só hotel em Las Vegas num ano é de longe superior a todos os negócios em Albufeira. O turista de qualidade é aquele que gasta dinheiro seja com divertimento seja com descanso e não isto que temos em Albufeira, 200.000 mil gatos-pingados a fazer compras no shopping. Tirem a vida nocturna de Albufeira e é melhor fecharem a cidade para balanço.
Será que alguns dos senhores que tanto reclamam do barulho alguma vez visitaram alguma das verdadeiras capitais de turismo do mundo?
E não precisa irmos muito longe, (os tempos são de crise) dêem um pulinho a Ibiza que é aqui perto de depois digam alguma coisa. Lá trabalha-se o ano todo e não só 3 messes como aqui.

Taantaaaaaaaa florzinha delicada disse...

Muito sensíveis.
Muito frágeis.
Muito Hortencias.
Ai milhere, cu ruido incomoda-lhes as orelhinhas de porcelana...

Anónimo disse...

CONTRA ESTA CORJA DE EMPRESÁRIOS DA TRETA SÓ A LUTA A SERIO.NINGUEM ESTÁ CONTRA O SOM OU A MUSICA,MAS SIM CONTRA O EXAGERO DOS DECIBEIS EM QUE ALGUNS BARES TRABALHAM.SÓ ISSO.UMA PROVA DE QUE O BARULHO É PREJUDICIAL Á SAUDE É SÓ ATENTAR NAS RESPOSTAS E NAS ARGUMENTAÇÕS DOS DITOS CUJOS.O BARULHO DOS SEUS BARES ESTÁ A TORNA-LOS DEMENTES E SENIS.É URGENTE ACABAR COM O BARULHO,JÁ,PELA NOSSA SAÚDE E A DELES,QUE TAMBEM PRECEM SER HUMANOS,PENSO EU.SERÃO?

Anónimo disse...

Ao anónimo empresário da noite das18:02 :
Mostra,que é muito viajado,boa,que lhe faça bom proveito.Pena que seja com dinheiro feito com incomodo,martírio,desconforto e sofrimento de muito boa gente, alguns com idade avançada que para descansarem tem de ser a base de medicação.

Anónimo disse...

Pois é, esse é o principal problema de alguns senhores, agora já estão idosos, ganharam o deles à custa do turismo e agora os outros que se lixem.
Albufeira precisa é de trabalho e de gente que quer trabalhar.
Já agora só uma pergunta. Mesmo que se consiga isolar todos os bares para que se reduza o ruído provocado por estes, como esperam os senhores controlar o barulho provocado pelas pessoas na rua, muitas das quais alcoolizadas?
Um conselho de amigo. Para o seu problema existem lares, alguns dos quais bem distantes dos centros urbanos, permita-me que lhe sugira a Casa de Repouso Nossa Senhora da Guia, local bem isolado e com bastante campo e sossego.
Tal qual Albufeira nos anos 50.

Anónimo disse...

Ao palermóide das 09:27 aplica-se o comentário da 01:07 do dia 16 de Julho.Serve-lhe como uma luva.
Uma vez que está a sugerir a Casa de Repouso para aqueles que se queixam do barulho, aproveito também para lhe recomendar uma estada num "hotel" situado à entrada de Faro, sobre o lado direito da estrada (S.S.M.F.). Se não conhece procure informar-se.
Pelo que escreve no seu comentário e recorrendo à minha experiência profissional, presumo que o seu cérebro só deve ter 2 neurónios e um deles já deve estar fundido.
No "hotel" em causa há bons especialistas que o podem tratar. Pode ser que desta forma comece a pensar como um ser racional.

Anónimo disse...

Uma vez que o anónimo do dia 16 de Julho (19:00)gosta tanto do ruído e até ridiculariza quem reclama pelo seu excesso, aconselho-o a adquirir o instrumento musical da moda (vuvuzela) e o penetre no sítio onde deve ter grande prazer,com a vantagem de que sempre que se "descuidar" poder deliciar-se com o ruído agradável que dele provém.

Anónimo disse...

Interessante,este,pseudo empresário,manda os outros pró lar da 3ª idade,esquecendo,ele,que antes dele já cá os outros estavam.
Talvez a coisa só se resolva a mal.Talvez.Os tempos que se avizinham,mostram-se interessantes,talvez,interessantes demais para as partes envolvidas.O tempo o dirá.

Anónimo disse...

O anónimo das 9.27 é mesmo empresário da noite,pela hora que escreve só pode mesmo ser "patrão"porque dormiu descansado e consegui acordar cedo,HAhahahahh.Quanto ao barulho das pessoas alcoolizadas na rua ,entrava a GNR,controlando a situação.OK dá pra perceber ou será preciso fazer desenho?

Anónimo disse...

Pela quantidade de comentários e de 'apoiantes' dos dois lados, só quem for mesmo muito burro é que não entenderá que se tratá de uma 'guerra' muito difícil e que mais dificilmente ainda terá fim, a não ser que o turismo Albufeirense se extinga.
Albufeira não pode encarar o ruido como uma aldeia Alentejana nem como o encarava antes do boom do turismo Algarvio.
Os postos de trabalho que a noite Albufeirense ocupa são um factor social muito importante e devem ter-se em conta para que a reivindicação de meia dúzia não se torne na desgraça de milhares.
Basta dar uma vista de olhos a foruns de turismo como o Albufeira.com e o Trip Advisor para aferir que a diversão nocturna é um dos factores mais importantes para os estrangeiros nos escolherem para as suas férias.
Há dias, o conceituado e independente Trip Advisor anunciou Albufeira no top 10 dos Traveller's Choice Awards 2010, nas categorias Beach & Sun e Family, o que nos posiciona no topo do turismo de qualidade mundial nos dois segmentos sendo o segmento Familia o mais exigente e deita por terra as Salazarentas teorias de que Albufeira não tem turismo de qualidade por causa do ruido.
Albufeira tem qualidade e a diversão nocturna é um dos factores responsáveis.
Albufeira sem o ruido proveniente da diversão nocturna na época alta, Fim de Ano, Carnaval e Páscoa extingue-se e os clientes desaparecem.

Anónimo disse...

Tà bem,tá. Se esse estudo ou lá o que queiram chamar do dito Trib Advsor,for como aquele que uma univeridade Independente tambem apresentou dando Albufeira como a 1º cidade do país com melhor qualidade de vida,depois,soube-se que o dito estudo tinha sido encomendado e pago para que desse esse resultado,estamos conversados.Estudos desses estamos nós fartos.Tambem os economistas estudaram,estudaram tanto o mercado que não viram a merda que ai vinha.Que haja vida noturna mas cque controlo o exagero do ruido.Liberdade tambem a há,mas não nos devemos andar a lixar uns aos outros.Percebido?

Anónimo disse...

O Sol e a praia sem os bares e discotecas não traz turismo e Albufeira já tinha desaparecido do mapa se não existissem. É assim tão dificil de entender? Ou acham que tinham os hoteis cheios e os gajos iam à noite fazer barulho para Vilamoura?? Aliás pode parecer estranho às cabecinhas ocas do loby de 1/2 dúzia anti ruido, mas os hoteis são procurados em função da sua maior proximidade com a Sá Carneiro e a Baixa.
Compram casas na baixa e perto da strip e querem sossego campestre???

Anónimo disse...

Então e aqueles que lá nasceram e vivem.Será que são só uma mei-duzia?
Meia-duzia de gananciosos que ali tem bares é que acham que o turismo é só a barulheira que fazem.Concorrendo uns com os outros,não,pelo serviço prestado mas sim concorrendo para ver quem será o campeão da musica mais alta.Só papalvos não percebem que ninguem está contra os bares nem contra a musica,mas sim contra o abuso.

CAÇA CROMOS disse...

O teu "percebido?" é tão ignorante como a tua própria ignorância. Trip Advisor NÃO ESTUDA. Baseia-se nas opiniões de milhões de turistas em todo o mundo, e o Algarve, recebe cerca de 5 milhões/ano, por isso, têm muitas opiniões para escrutinar. Até as dos burros e tótós como o que veio dois anos seguidos e não dormiu, contam.
Mas não, pera lá, há-de aparecer mais uma ou duas abéculas iluminadas a defender a tese de que Desidério mandou fazer 1 milhão de relógios e ofereceu 4 milhões de jantares, no EMA.
Ó inteligência parda: os economistas podiam prever a variante chamada Bernard Madoff? A 4ª classe de praia não te dá para mais... infelizmente, a maior parte dos Albufeirenses é como tu.

Anónimo disse...

Nem todos tiveram a tua sorte par ser intelectual.Quanto aos relógios tu lá sabes,o caça cromos és tu.Já agora o Madoff,tem as costas largas,é culpado de tudo.Não te estás a esquecer de mais nada,Dr.abecla.

Anónimo disse...

Este caça cromos deve ser mais um dessas luminárias que vieram para Albufeira limpar as ramelas e que agora se dão ao luxo de insultar os Albufeirenses, considerando-os uns ignorantes.Presumo, pelo nível do seu comentário, que esta besta seja um daqueles idiotas que pretendem demonstrar que têm conhecimentos, possivelmente bebidos na imprensa, mas que ajudam a fazer um vistão. Reparem como ele se refere ao Trip Advisor e à variante Bernard Madoff dando a entender ser detentor de um "elevado" nível intelectual, só ao alcance dos eleitos. Cagão é o que é.
Devias demonstrar mais consideração por Albufeira e pelos seus habitantes que, se calhar, te deram asas para saires do fossa onde antes chafurdavas e de onde nunca devias ter saído.Além de mau carácter ainda é mal agradecido.
Mais respeito pelos Albufeirenses, seu grande palerma!

CAÇA CROMOS disse...

0:40
1:37
bla bla bla

Anónimo disse...

Pois continua - se nesta conversa do toma lá dá cá.
Coisa muito séria é questão do ruido, e para aqueles que julgam que Albufeira só tem turistas porque tem muitos bares a fazer muit barulho todas as noites aqui vão algumas dicas para que percebam que não são só uns quantos "velhinhos" como lhes chamam a contestar o barulho.
Gente com peso, mais , muito mais que os chamados empresarios da noite,nos bastidores, movimenta-se para acabar com esta pouca vergonha da barulheira da noite no centro de Albufeira e Oura Sul, na semana passada uma reunião com a Secretária de Estado, na Comissao Concelhia de Segurança o assunto foi abordado, na proxima Assembleia Municipal o barulho em Albufeira está agendado.
Não é aceitavel que apesar dos vários apelos para baixarem o som, os empresarios da noite continuem a "gozar" com toda a gente.
quem sabe se umas visitas da GNR não os acalma, e a ASAE tambem terá concerteza uma palavra a dizer, e o Governo Civil? a Governadora dizer ser muito conservadora.
Os empresarios da noite não são nenhuns papaoes, não metem medo a ninguem e com 2 ou 3 contra -ordenações acamam, eles e o barulho,
A ver vamos.

Anónimo disse...

Ou seja...Blá, blá, blá Whiskas saquetas.
Se calhar será melhor cancelar o festival Al’Buhera, não vai isto também ferir de algum modo orelhas tão sensíveis de alguns dos nossos conterrâneos.

Anónimo disse...

anónimo 23:33
A tua sorte é que a estupidez ainda não pagar imposto.Os concertos do festival Al´buhera,terminam pelas 24h.,assim sendo não há problema.Já as "fábricas"do barulho fecham portas lá pelas 4;4,30h..

Anónimo disse...

E a sua sorte é que a burrice ainda não dá cadeia.
Se não consegue distinguir o SARCASMO de um comentário sério é melhor abster-se de fazer comentários.

Anónimo disse...

pois o indevido que fala em ouvidos de sinderela k ponha la os bares desses tristes serrenhos patroes la debaixo da casa dele para saber o k é trabalhar d dia e nao dormir d noite isso é conversa de palhaços e xulos da coca da noite isso é k é bom desgraçar os filhos dos outros xulos