Esta acção deve-se à luta abnegada de várias organizações mas... não nos iludamos com a propaganda! Existem intenções e projectos que contrariam tudo o que é prometido!
Requalificação da Lagoa dos Salgados arranca nesta quarta-feira
A primeira intervenção vai
ser efectuada através da abertura da barra no final da tarde de
quarta-feira e o seu fecho nas primeiras horas da manhã do dia seguinte,
lê-se na nota de imprensa enviada à comunicação social.
Os
trabalhos iniciam-se na zona lagunar com o rebaixamento da cota da água,
o que será "conseguido mediante a abertura temporária da barra de
ligação da lagoa ao mar", explica-se na nota.A empreitada inclui a concessão e a construção de uma conduta elevatória e a requalificação do habitat lagunar.
Uma das principais acções da empreitada, uma parceria existente entre a Águas do Algarve e a Associação Portuguesa do Ambiente (APA), é a criação de um caminho pedonal na margem direita da lagoa, com proibição de veículos motorizados, balizado por toros de madeira com alturas variáveis entre os sete centímetros e um metro, criando condições para a existência de pontos de observação informais da lagoa, devidamente protegidos.
A criação de fundões e ilhotes para aumentar a diversidade de zonas de abrigo e de nidificação para a avifauna, a extensão do plano de água atual com a construção de um açude-ilha no extremo norte da zona húmida e a plantação de espécies arbustivas autóctones e típicas destes ecossistemas da marginal à lagoa são outras das ações contidas no projecto.
O projecto visa dar resposta à perturbação decorrente da actividade e presença humana na lagoa e zona envolvente, assim como limitar o actual habitat lagunar à avifauna, tendo em conta que a topografia do terreno, típica de áreas com uso agrícola, proporciona poucos abrigos e irregularidades geradoras de diversidade biológica, explicou a empresa Águas do Algarve.
A correcção da incerteza do comportamento hidrodinâmico da lagoa, com possibilidade de variações repentinas de nível de água, que podem colocar em causa o sucesso da reprodução das espécies nidificantes, e a valorização dos recursos hídricos e dos ecossistemas aquáticos, criando condições para a fruição pública destes espaços e o desenvolvimento sustentável de actividades económicas ligadas à conservação da natureza, são outras das respostas que se quer dar.
As obras, estimou a empresa Águas do Algarve, terminam em Março de 2014, tendo em conta o período de nidificação das aves aquáticas e as especificidades da obra, mas a empreitada na zona lagunar decorre entre 18 de Setembro de 2013 e 16 de Janeiro de 2014.
Sem comentários:
Enviar um comentário