sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Que planos de segurança para o Inverno?



À semelhança do ano passado, chegados ao fim do período mais intenso da actividade sazonal, voltamos a colocar a questão na mesa, esperando respostas das autoridades.

No ano passado não as obtivémos, nada mudou na estrutura de actuação policial e na da Câmara, com os resultados conhecidos: um aumento substancial de criminalidade de pequena e média dimensão.

Com a maior degradação das condições de vida das populações e a queda de novas franjas na criminalidade, ainda que orientadas por acções de sobrevivência, é de esperar maior actividade ilegal, com os riscos próprios para os bens e bem-estar das pessoas.

O presidente da edilidade preside também a uma pretensa comissão de segurança de figuras escolhidas por si e pelo PSD, que raramente reúne e faz balanços das situações, de modo a emitir opiniões de orientação para os poderes públicos com responsabilidades no sector da segurança.

Nem o presidente preside nem essa comissão reclama o quer que seja, numa cumplicidade inadmissível com a realidade e extensão dos factos e não com os números registados nos balcões da força policial, que são usados para justificar a falta de acções a condizer.

Se o Verão, pela concentração de pessoas justifica os reforços de um pequeno grupo de intervenção, o Inverno, pela ausência das pessoas, que deixam vastas zonas do concelho sem vida e circulação, colocam mais problemas de segurança, comprovados pelo aumento exponencial de ocorrências.

Não nos movendo quaisquer intenções securitárias, não podemos de deixar de colocar o problema, face à disparidade da cobertura policial para uma população de 50 mil habitantes e uma densidade patrimonial elevadíssima, que deixa focos de vida e de turistas completamente cercados de silêncio, ou seja, desprotegidos.

As reclamações sobre a criação de um plano de segurança para o Inverno continuam em saco roto, mantendo-se o velho modelo nocturno de um carro patrulha para toda a cidade e arredores.
A casa do Presidente da República, tem mais cuidados e efectivos de protecção, saídos do corpo aqui estacionado, que todo o concelho.

Os tempos difíceis vêm aí e vamos aguardar pelas respostas das autoridades, receando o mesmo deixa andar...


FORUM ALBUFEIRA

5 comentários:

Anónimo disse...

O comando da GNR já começou a tomar mediadas, colocando uma vedação mais alta em redor do posto da GNR doa caliços

CIDADÃO disse...

GNR.....?se não é o N.I.C. nada mais vale a pena.A tropa regular é um a falácia.a GNR(regular)actua reativamente quando devia ser proactiva.actuar por antesipacão,não por reasção.mas é o que temos.paciência.

Anónimo disse...

"Esse tal cidadão nem no exame da antiga 3ª classe passava.
Quem souber quem é que lhe faça ver que só faz é figura de urso e envergonha os Albufeirenses."

alex bibi disse...

eu acho que não se deve perguntar á camara sobre segurança mas sim ao ministerio da administração interna , digo isto porque a GNR em vez de se preocupar com a criminalidade que se vê todos os dias por todo o Paìs e em especial falando de Albufeira só se preocupam em estar todos os dias nas retundas e em maior flagrante nas desde a Marina , Sesmarias , a do carro de besta e junto ás bombas de gasolina do Abel Carrasquinho na dita caça á multa e o resto que se f.da viva a caça á multa os automibilista que paguem a crise que eles arranjaram

CIDADÂO disse...

O anoimo das 10:50 em vez de estar preocupado com a minha escolaridade deveria estar era preocupado com a situaçaõ da nossa terra(espero que tambem seja a dele).Que se lixe,o que ele quer que seja o essencial,a escolaridade de quem não escreve o que ele quer,mas o que nos preocupa,a falta de segurança,o esgotamento de ideias do nosso edíl.Que se lixe o inquisidor da escrita dos comentadores.por merda como essa ,é a razão da nossa situação.