segunda-feira, 29 de setembro de 2008

AS DESGRAÇAS ANUNCIADAS!

A cidade vive novamente, de há oito dias para cá, debaixo do pesadelo das inundações.

Estas atingiram um elevado grau de destruição, deixando alguns comerciantes à beira da falência, outros com prejuízos que vão exigir muito esforço para serem ultrapassados e ainda, muitos outros, que vão sendo obrigados a perderem dias de porta aberta para limpezas e recuperações.

Comerciantes e população vivem mergulhados nesta tristeza, desde as obras do Programa Polis/Câmara, cozinhadas pelas duas partes e sem darem grande importância aos sentimentos e tradições da vida local e descuidando as reais necessidades de uma intervenção cuidada e eficaz na velhíssima estrutura do saneamento básico.

As forças da cidade estão a pagar uma factura muito alta, pelos erros cometidos por forças exteriores que tiveram a cobertura e parte do financiamento dados pela Autarquia.

E vêm aí muitas mais despesas, custeadas de novo pelo erário local, para repararem todas as más execuções consentidas.

E se ninguém levantasse a voz para protestar, os planos da cumplicidade seguiam de vento em popa e na mais completa impunidade. Mas felizmente que há vozes que sabem e querem sair dos protestos de ocasião.

A ACOSAL anunciou que vai apresentar queixa no Ministério Público, para que se apurem as responsabilidades pelos acontecimentos dos últimos dias. O Forum Albufeira, não só apoia como subscreve tal decisão, que vai contribuir para o avanço das soluções, para a moralização do sistema e, sobretudo, para apurar os responsáveis e quem vai pagar as intervenções de correcção das patologias que se venham a detectar.

A cidade está a mudar, porque o futuro o exige!



FORUM ALBUFEIRA

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A CHUVA DAS DESGRAÇAS E DAS MENTIRAS DESMONTADAS!

A Assembleia Municipal desta noite, que contou com a participação da imensa maioria dos comerciantes afectados, permitiu às pessoas relatarem a sua situação, pedirem contas aos responsáveis do Municipio e ouvirem destes, que tipos de apoios poderiam esperar.

Voltando a insistir na teoria dos fenómenos atmosféricos, o vice-presidente da Câmara lá foi dizendo que alguma coisa se arranjaria, sem contudo se explicar.

Sobre as medidas reclamadas por todos os intervenientes, foi dito que chamaram o Departamento de Engenharia da Universidade do Algarve, para iniciar um estudo que leve ao conhecimento da bacia hidrográfica da cidade para se implementarem as acções julgadas necessárias.

Ora esta decisão, é o RECONHECIMENTO PÚBLICO de que de facto há erros graves na intervenção Polis/Câmara!

Perante tais afirmações, o presidente da ACOSAL, questionou o vice-presidente da Câmara se afinal havia ou não um estudo do LNEC que o Presidente da Câmara, Desidério Silva, disse ao jornal "Correio da Manhã" há mais de um ano e também por ocasião de inundações, havia encomendado.

Ouviu-se o vice-presidente ser peremptório que desconhecia que houvesse qualquer estudo, de onde se concluiu que o Presidente da Câmara MENTIU À CIDADE!

Aonde nos poderão levar mais, as tropelias do Programa Polis/Câmara?

Ou será que existe mesmo o tal estudo, que de tão comprometedor, leva os responsáveis da Câmara a preferirem passar por mentirosos do que vê-lo tornado público?



FORUM ALBUFEIRA

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

PROGRAMA POLIS/CÂMARA - SUCESSO OU INSUCESSO?

Pretendeu o FORUM ALBUFEIRA e organizou-se para tal, fazer a entrada neste período outonal, com o tema "Programa Polis/Câmara" e o seu papel na cidade.

Por ironia, o lançamento do tema, acaba por coincidir com um dia dramático para a cidade, devido às cheias na baixa e exactamente provocada por erros do passado com a sobre ocupação dos solos e a oportunidade perdida da intervenção Polis que desprezou a análise dos problemas de saneamento e falhou estrondosamente na sua execução.

Está aberto o debate.


FORUM ALBUFEIRA

terça-feira, 16 de setembro de 2008

As autoridades estão todas de acordo...

A propósito do ruído, o cidadão António Guerreiro, morador na Rua Alves Correia e que já fez sucessivamente queixas na GNR, na Câmara Municipal e no Ministério Público, NÃO TEM RAZÃO!

O Bar em causa continua na sua senda imparável, o morador tem ruído de borla e vai a caminho do 3º AVC e as autoridades seguem felizes o seu trabalho a favor...

Leiam o documento que se segue:

NOTA: Clicar em cada uma das imagens para aumentar.







segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Comentário final do Inquérito sobre o lixo.

Este espaço de discussão terminou e nada mudou no Concelho relativamente a higiene pública. E deveríamos esperar outra coisa?

O nosso Inquérito, com os seus 39 participantes, afirmou insofismavelmente que a decisão da Câmara ter lavrado um Contrato de prestação de serviços com tão larga duração é lesiva dos interesses da cidade. Devemos esperar alguma alteração nesta linha de actuação? Não acreditamos, dado o histórico de indiferença às opiniões diferentes, mesmo que bem intencionadas e documentadas.

Estará a cidade condenada a viver com as deficiências dos serviços prestados e que julgamos serem pagos contratualmente a tempo e horas? Merecem a população e os agentes económicos, que são os mais taxados do País, viverem confrontados com problemas que em nada ajudam a imagem de um Concelho que vive exclusivamente do Turismo?

As respostas estão do lado da Câmara Municipal, que tem a obrigação de respeitar a vontade das forças da cidade.

Este assunto, tal como os temas anteriores já tratados, continuam em aberto para as opiniões dos nossos leitores, porque os resultados práticos só se vão obter a prazo.


FORUM ALBUFEIRA