segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Crónicas de Vasco Barreto

Televisões atacam nas praias


Na medida que somos um País de copiadores, Santana Lopes não podia deixar de copiar o futebol de praia do Brasil para a praia da Figueira da Foz. Saltou depois para a Praia da Rocha e depois para a praia dos pescadores em Albufeira. As pessoas fogem de Lisboa para uma semana de descanso à beira-mar e as televisões perseguem-nos até aos areais. São estádios de futebol; ranchos folclóricos; bandas de rock; jovens cantando em inglês; gincanas; concursos de culinária e balcões de publicidade comercial com potentes colunas que começam logo pelas 9 horas da manhã. Há de tudo nas praias deste País. Os autarcas jogam de mão a tudo para se promoverem e não olham a meios. As praias que foram antigamente espaços de lazer são hoje centros de tortura e os ignorantes ou ambiciosos autarcas chamam a isto divertimento. A Secretaria de Estado do Turismo assiste impávida e serena a toda esta bagunça. Os pobres turistas já não têm para onde fugir. Festas de calendário sim, tortura não.                                 
Vasco Barreto
Albufeira                                             
 (fotocópia enviada à secretaria de estado do turismo).

1 comentário:

Joaquim Macieira disse...

Autêntico pandemónio no que as nossas praias se estão a transformar. Aproveito para focar as festas na praia à noite promovidas por uma chafarica a seguir ao Inatel (licenciada de forma duvidosa). Gigantes colunas de som no areal ecoando ruído na vila inteira. Ou o catamaran discoteca que percorre a costa à noite. Chegou-me a informação que esses ignorantes autarcas de que falou "andam com fezada em que existam mais eventos deste tipo".
Outras ocorrências negativas, são os grupelhos que pernoitam na praia e tocam batuque às 5 da manha, fazem as necessidades na areia e abandonam o seu lixo alimentar e tóxico por todo o lado.
Igualmente indesejável é ver famílias de turístas a pernoitar na praia (2 adultos 3 crianças em sacos cama e muitos outros em tendas). Já não bastavam os toxicodependentes e alcoólicos. Pega moda, fica barato e temos a favela em peso em Albufeira. Uma total inacção por parte da CMA. Meus senhores, a lei é a clara, façam-na cumprir. Polícia Munícipal a vigiar as praias à noite, em colaboração com a GNR e Polícia Marítima para acabar com estes abusos, deixando a praia limpa. Não se preocupem que os turístas de qualidade não fogem, desaparecem sim os que não interessam.
De dia, acabar com eventos aberrentes, promovendo um ambiente pacato sem esse espalhafato que o Sr.Barreto menciona.