Mercantilismo seduziu presidente de Câmara de Albufeira!
Numa acção de clara
instrumentalização, uma conceituada marca de bebidas a nível mundial montou uma
inteligente campanha publicitária que se serve do Turismo e dos viajantes para
se promover. Convida a consumir e, em preferência, oferece aos sorteados
viagens de quatro estrelas pelos muitos países eleitos espalhados pela Europa.
Aliciante. Entre os muitos países de actividade Portugal não foi esquecido e,
Albufeira foi o destino nacional escolhido, que se derreteu com as honras e
escancarou o direito de tal marca, explicitando o nome, figurar no site oficial
da Câmara. Para os distraídos, tudo parece um bem promocional de resultados
colectivos, quando estamos perante uma cortina de negociações pouco claras...
Para esta marca são tostões de
investimento mas, o espaço da fama está no uso de destinos turísticos, contando
com a clara subserviência de autoridades locais que desrespeitam em estilo
absurdo as suas competências de gestores públicos e se deveriam apresentar equidistantes
de disputas comerciais. Um presidente e a entidade que dirige não deveriam
estar publicamente com tal campanha, embora a marca tenha o direito de se
promover, unicamente recorrendo às suas capacidades. Um presidente não pode ver
esta montanha de brilho, provavelmente com parangonas de jornais e televisões,
resplandecente como um presente de promoção do destino, porque circunstancial, ou
estará a reconhecer que precisa de muletas com nome mundial em substituição do
trabalho de casa? Marca de bebida já cá estava, até com sucesso, a CMA é que
não tem o direito de a promover!
Os municípes de Albufeira esperam
dos eleitos transparência política prometida e não o estender de passadeiras. Um
presidente gere interesses públicos e não pode ter a arrogância de confundir o
seu cargo com compromissos esclarecidamente publicitários, ainda que advenham
migalhas para a cidade e o concelho. Amanhã outros podem arrogar-se das mesmas
mordomias e o que fazer? Albufeira não é uma coutada privada e nem se deve
mostrar ao país como um mau exemplo de exercício de poder.
No fundo, que razões justificaram
um município deixar-se embaraçar? Não há quem pense se os resultados valem o
que prometem? Como julgo que ninguém quantificou os malefícios e os benefícios,
tudo é obra dos segredos dos gabinetes e resta a ideia de que estamos sobre
mais uma decisão política que lesa o futuro da nossa imagem turística! Nada
supõe que houve rodadas de discussão quando a bebida tem tudo para se impôr! Basta
de jogos e de jogadores! Albufeira merece muito mais que meras campanhas e
servidores.
Luís Alexandre
Presidente da ACOSAL
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