sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

O IKEA e a caramunha avulso

Texto publicado na edição de ontem do "Barlavento":



O IKEA e a caramunha avulso

Com uma situação de facto consumado e cozinhada ao mais alto nível das governações (começada no Governo de Sócrates e concretizada no de Passos/Portas), o complexo comercial do IKEA no Algarve vai ser concretizado perante as acções de lamúria de um conjunto de associações de verbo de encher.
Independentemente dos argumentos de contestação levados inclusivamente aos Tribunais, que assentam em algumas premissas de inteira justiça não usadas para a instalação do que as associações consideram o exagero de oferta de grandes superfícies na região, o IKEA, como potentado multinacional negoceia ao nível de Estado e aplana os caminhos que pretende alcançar, deixando às instâncias políticas e aos órgãos municipais o papel de validarem as superiores decisões e os argumentos, absolutamente gastos, da criação de postos de trabalho e riqueza, com o grosso em seu proveito, sem uma palavra sobre o rasto de destruição infligido na extensão do tecido económico, que no caso vai do Algarve até Setúbal e zonas fronteiriças de Espanha.
Na contestação de vários anos sobre o anúncio público, que tem tantas reuniões como palavreado para surdos (entidades, o que resta das próprias massas associadas e o público em geral), o intrigante nestes cavaleiros andantes é que já não se critica o projecto na sua flagelação, mas o seu sobredimensionamento(?!), o que, efectivamente ainda baralha mais as mentes de quem tivesse crença no processo paliativo.
Pela leitura dos processos passados que levaram ao tal exagero (não se percebendo a candura da tese do sobredimensionamento...), com casos de contrapartidas reprováveis que poderiam ter sido rondados pela alçada da Justiça, se esta funcionasse, a autognose desta caramunha associativa que se leu já ter ouvido o ranger de dentes do IKEA, não percebe que a sua autoridade está perdida no rasto do passado e que alguns figurantes e associações gozam do beneplácito do poder enquanto lhe forem úteis. Há pessoas e organizações que nunca irão perceber que existem nos assentos e atraem fundos e protecções para sobejas irregularidades de funcionamento, porque têm destinados determinados papéis na conjuntura política... deixando o poder que a caramunha de face não se exceda e vá apenas ao encontro do estrito folclore para consumo de quem tem de arcar com os custos dos planos gizados e lacrados.
O IKEA é uma realidade porque Lisboa manda, como mandou no passado e, não há vespeiro que tenha forma de travar o processo que já está no terreno.

Luís Alexandre
Presidente da ACOSAL

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Televisões de Portugal: o papão grego!

Televisões de Portugal: o papão grego!

Ouve-se qualquer bloco noticiário e o cenário repete-se: fala-se das medidas do Governo grego e a seguir, em caixa mais alargada, falam logo os mandantes da UE pela boca revezada e onde entra sempre um capataz alemão. Invariável! Do lado da Grécia tenta-se salvar um povo e um país e do lado dos bandidos da UE só se houve que esse ou outro país têm de pagar o preço de terem sido roubados nos seus próprios países...
Em Portugal, o quadro perfila-se de outra maneira: O Costa do PASOK português diz que vai ser transparente, a Maria Swapp já sorri nos écrans e diz que há folga para baixar impostos e o pequenote Moreira da Silva, o homem que trata dos lixos, diz que vai baixar o gás... e assim vai a nova feira eleitoral esperando eu que os portugueses não esqueçam os seus algozes da má gestão do país que nos tem e irá custar mais fome (é só passarem as eleições e se os reconduzirem)...


LA Janeiro/2015

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Altice compra PT mas anda à procura do dinheiro...

Altice compra PT mas anda à procura do dinheiro...

Depois da assembleia vencedora pela opção da venda e do tom rejubilado do ministro da economia, ficámos a saber que o comprador anda nos mercados financeiros à procura de financiamento para o negócio. O ministro saudou a decisão de venda e até garantiu mais-valias tecnológicas e de investimento, quando afinal o comprador nem tem capital próprio para a compra? Isto cheira que só vemos o rabo do gato e virá mais tarde o que o ministro sabe e não conta...

LA Janeiro/2015

PT: brasileiros oferecem-nos presença de franceses

PT: brasileiros oferecem-nos presença de franceses

Foi uma esmagadora maioria de accionistas que decidiram que a Portugal Telecom passasse para mãos francesas. Com o aval do Governo que é totalmente desprendido dos valores e interesses nacionais, o dinheiro fresco francês caiu bem na penúria nacional. A euforia do Governo na boca do ministro Pires de Lima que vê o que não controla, contrasta com os inevitáveis receios da Comissão de Trabalhadores que não tem dúvidas da forma como a Altice vai impôr ao abrigo das leis do trabalho, que liberalizam os despedimentos, que os mesmos venham a acontecer como outras medidas de intensificação da exploração e mexidas nos preços sobre os bolsos dos consumidores.
Com esta venda, planeada e aplanada por traidores, é mais um sector estratégico que tem sede de decisões fora do país.


LA Janeiro/2015.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Quem prende o ministro da falta de cuidados de Saúde?

Quem prende o ministro da falta de cuidados de Saúde?

Este Inverno, nas suas rotinas atmosféricas, mostrou como a concentração de medidas economicistas que roubaram competências ao Serviço Nacional de Saúde, fechando sistemáticamente serviços e não preenchendo necessidades de médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar, vêm matando cidadãos, adiando outros serviços de consultas e cirurgias e mostrando a degradação das condições de recepção, transporte e tratamento dos doentes.
A cada morte ou queixas localizadas, o ministro derrete-se em explicações, nunca assumindo as suas responsabilidades e das políticas do Governo, empurrando de forma habilidosa as respostas para as (in)competentes averiguações de quem cometeu ou não descuidos profissionais...
Pura cobardia perante matéria criminal! Esperemos que os profissionais de Saúde não engulam estes sapos pôdres...


LA Janeiro/2015

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Crónicas de Vasco Barreto

Albufeira sem passeio marginal

Albufeira já tinha perdido a gruta mais famosa e pitoresca da cidade devido a uma piscina construída clandestinamente que fez desabar a falésia acabando por entulhar a referida gruta. Após este desgosto municipal o senhor Desidério Silva, por sua autoria e vontade, mandou derrubar o trajeto final do passeio marginal, também conhecido por passeio dos tristes. Uma desgraça nunca vem só. Desidério Silva afirma agora que o passeio foi derrubado pelo Ministério do Ambiente e não à sua ordem. Não vale a pena esperar pelo moderno passeio de ligação à marina porque não há dinheiro. A Autarquia deve encetar diligencias junto do Ministério do Ambiente afim de se conseguir uma restauração do velho passeio, uma das glórias da cidade turística.

Vasco Barreto
Albufeira

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Em Albufeira cada um faz o que quer?

Em Albufeira cada um faz o que quer?

Impermeabilização de uma grelha de árvore e chapa a tapar a caleira...
Avenida da Liberdade (baixa de Albufeira)A mostrar 2015-01-01 13.02.52.jpg

domingo, 4 de janeiro de 2015

Crónicas de Vasco Barreto

Câmara de Albufeira: secção de trânsito é uma vergonha

Placas de transito tombadas; placas pintadas com grafitis; placas torcidas; árvores a tapar as placas; placas com autocolantes; estacionamentos das farmácias ocupados abusivamente; buracos nas estradas; semáforos mal colocados; placas de estacionamento mal redigidas; passadeiras por pintar faz 10 anos; rotundas sem placas de Albufeira; semáforos metidos dentro das árvores; placas de transito colocadas fora do lugar; ruas sem passadeiras; estacionamento para deficientes colocado a menos de 5 metros das passadeiras; pilaretes derrubados; paragens de autocarros sem vidros; paragens de táxis sem telheiros; lombas; valetas e tampas de esgotos rebaixadas. O vereador José Rolo recusa-se a ordenar o transito na cidade e o presidente da Câmara não se atreve a enfrentá-lo. A anarquia soma e segue.
 
Vasco Barreto
Albufeira

sábado, 3 de janeiro de 2015

... A propósito de tanto troar de trombetas municipais...

... A propósito de tanto troar de trombetas municipais...

Poesia

Fim de ano

Acabamos o ano a olhar para o céu
Sem olhar para a vida
Vidrados no foguetório fugaz
E voando nas palavras silenciosas
Em montras adornadas
Nas cores das mentiras pintadas
Soçobramos nas lautas festas vistosas
Escondido ao nosso lado ri o dono do cartaz
Que vale a ilusão repetida
De nos roubar por debaixo da púrpura do véu...


Alberto de Sousa
Janeiro/2014

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

::: a propósito da habitual vacuidade do discurso do analfabeto de Boliqueime...

::: a propósito da habitual vacuidade do discurso do analfabeto de Boliqueime...

... quem ouvir este dirigente do PCP, com as suas historias de Natal, ainda vai acreditar que o mal do país é um anátema apenas do conluio do PS com os inefáveis PSD/CDS... como se este conluio não tivesse a sua conversão às bençãos... e valores do sistema corrupto... palavresco no parlamento e nas tele... quando na rua os milhões que fazem greve e gritam saíram frustrados no propósito de exigir outro Governo e outro programa...

LA Janeiro/2015