terça-feira, 29 de abril de 2014

Crónicas de Vasco Barreto

Varanda do Túnel é património municipal

O anterior presidente comprometeu-se a mudar o estacionamento das motos deste local mas nada fez. Andam mais preocupados com os tachos do que com a própria cidade. Já alertei o atual presidente da câmara para esta mudança mas também não quer saber. É uma autentica vergonha estarem a bloquear uma esplanada turisticamente famosa impedindo os turistas de se debruçar para tirar umas fotos da rua principal da cidade. Ao não resolverem esta situação demonstram publicamente que estes senhores não estão ao serviço da cidade.
                      
Vasco Barreto
Albufeira.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Morreu hoje o presidente do FORUM ALBUFEIRA

Morreu hoje o presidente do FORUM ALBUFEIRA

Caros leitores, hoje, pelas 16 horas, vítima de velhice e uma pneumonia, morreu o engenheiro José Armando Simões, um grande filho de Albufeira, um homem da resistência contra o fascismo e um vulto enorme da democracia.

Um homem simples, que sempre amou a sua terra e pela qual aderiu ao projecto de uma associação cívica de intervenção, que lutasse por princípios de desenvolvimento e justiça a favor da população que conhecia de gerações... intervindo sob a forma que mais lhe preenchia a inteligência - a poesia !

O engenheiro José Armando Simões, homem de hábitos simples, morre na sua simplicidade, deixando uma mensagem de liberdade de pensamento! O FORUM ALBUFEIRA recebeu e vai continuar a herança!

FORUM ALBUFEIRA

segunda-feira, 21 de abril de 2014

O meu discurso de Abril

O 25 de Abril leva 40 anos e eu 60. Cruzámo-nos quando eu já trabalhava outras consciências para a sua necessidade. A ditadura estava a matar jovens numa guerra injusta, a matar portugueses com os salários de miséria e a empurrar muitos para os arames farpados da emigração, à qual o Estado fascista nunca deu qualquer apoio lá fora e apenas lia os números das transferência
s bancárias.
As notícias do meu acordar pouco depois das sete da manhã daquele dia foram o meu grito de satisfação. O meu peito vestiu as calças e rumei para dar algo mais de mim. Vagueei e acabei no Largo do Carmo. Fui espectador da rendição mas, não fui espectador dos tempos seguintes de mudança, onde o povo queria um rumo e muitos autores do golpe queriam outra! Governos Provisórios e Definitivos (Constitucionais) seguintes, nos lençóis de seda de serem eleitos, construíram um caminho que matou o investimento de Abril. Em quarenta anos fizeram o esforço do povo trabalhador morrer por três vezes nos buracos financeiros do Estado. Em quarenta anos as mesmas famílias partidárias, mais ou menos metamorfoseadas, impuseram a lei que agora tira de novo o pão da boca de quem tudo produz. E ainda enfrentamos um Governo de traidores sem escrúpulos que, enquanto Soares falava de luz ao fundo túnel do roubo, este diz-nos que o túnel vai para 30 anos...
E eu vou comemorar o quê a 25 de Abril? Não terei de voltar a apregoar a insurreição? Não tenho escolha nas minhas convicções!

LA Abril 2014

sexta-feira, 18 de abril de 2014



Quanto perdeu o Algarve?

Se a curva descendente da economia do Algarve vinha desde Setembro de 2001, a mais recente virose do capitalismo que trouxe a terceira bancarrota ao país, atirou a região para a agonia, abrindo-lhe feridas profundas.
Nestas tramas planeadas pelo imperialismo internacional, onde os Bancos são os veículos do roubo financeiro e os partidos do poder, a todos os níveis, são as mãos legisladoras de cobertura, a estrutura económica de sustentação do país e a população, são os bombos do festim que pagam o enriquecimento aviltante dos grandes privados, nacionais e estrangeiros.
Com os PEC de Sócrates e a intervenção estrangeira de Passos e Portas, a miséria foi passada a lei, para pagar uma dívida odiosa que o povo não contraiu nem beneficiou. Depois de 40 anos de democracia parlamentar burguesa, anunciam que os sacrifícios do povo português terão uma extensão de 30 anos. É obra!
Com 3 milhões de pobres, que proporcionalmente no Algarve representa mais de 100 mil pessoas, com 1,5 milhões de desempregados, a maior parte sem qualquer rendimento, sendo o Algarve, por via da sazonalidade, a região com a mais elevada percentagem, com o Turismo em vários anos de saldos e degradação da qualidade dos serviços e instalações, com os salários das empresas em degradação e os do sector público a serem roubados, com milhares de empresas falidas e a imensa maioria das restantes em sufoco financeiro, com a sobrecarga de impostos e taxas camarárias e um custo de vida superior ao resto do país, pode-se dizer que o Algarve, está a pagar um preço inverso ao bom nome e serviços prestados ao país.
Contando com a conivência dos seus quartéis partidários a sul, gente que nunca levantou um dedo ou a voz para defender o Algarve, a arrogância das medidas da tróica nacional, chegou ao ponto de degradar as condições de Saúde, criando a artificialidade da concentração hospitalar, apenas para cortar valências fora de Faro, medicamentos de forma generalizada e centralizar ao máximo serviços, sem que tenha suprido as necessidades em médicos de família e enfermeiros e, ainda nos saquearam a única estrada digna desse nome, paga por nós, roubando à região segurança e vidas, como muitos milhões de sustentabilidade com as visitas de espanhóis.
Na agricultura, onde o quadro de abandono segue as regras da UE, somam-se as recentes medidas nacionais de acabar com os micro-cultivos e a subsistência, tal como nas pescas, mantêm-se as medidas restritivas em geral, as consequências da poluição da Ria Formosa e a perseguição a milhares de pescadores artesanais e mariscadores, apenas registando irrisória actividade na aquicultura. Pecuária, nem vale a pena falar…
Como se a situação de alarme social e económico não bastasse, ainda, como cereja no topo, nos sonegam investimentos estruturais nos quadros financeiros nacionais e no novo quadro comunitário, não havendo sobre esta questão, qualquer reacção organizada das famílias serventuárias ao poder central… aceitando tudo, como a recente desclassificação e vassalagem ao Porto de Sines, como forma de diluir os montantes e a substância dos necessários investimentos. Quanto à exploração de petróleo e gás natural, tudo está a ser cozinhado nas nossas costas…
Décadas de democracia, mantiveram a subalternidade da região por via daqueles que de entre nós só olham o umbigo… e agenciam algumas associações de interesses… bem classificados…

Luís Alexandre


quarta-feira, 16 de abril de 2014

Governo PSD/CDS: Um aldrabão é um aldrabão!


Entrevistado na SIC do regime, o primeiro Passos, instado a falar sobre o carácter definitivo da CES e os outros cortes, depois de ter afirmado no passado que seriam transitórios, acabou por enrolar a língua para dizer que vão ser mesmo definitivos mas sem a gravidade da dimensão que têm hoje.
Quem é que acredita neste troca-tintas quando ele já recebeu as ordens da Troika ao serviço do imperialismo alemão?
No entretanto, na senda da sua política fascista, o custo dos bens essenciais e dos serviços de Saúde não param de aumentar, ou retirados direitos que roubam descaradamente nos míseros valores líquidos das reformas e dos salários.
VILANAGEM!

terça-feira, 15 de abril de 2014

Crónicas de Vasco Barreto

Albufeira: empresários acusam os cães do Armandinho.








Alguns empresários da baixa da cidade têm vindo a acusar os cães do Amandinho de comer a comida dos turistas que estão encima das mesas das esplanadas. O dono dos cães nega tal acusação. O presidente da Câmara não quer saber da situação; a vereadora Vidigal não resolve nada como já é habitual; a veterinária municipal anda a enrolar e a GNR não faz cumprir a Lei que obriga os cães andarem açaimados e chamam a isto a capital do turismo ?.                                      
Vasco Barreto
Albufeira.                           
(fotocópia enviada à Secretaria de Estado do Turismo).

domingo, 6 de abril de 2014

Crónicas de Vasco Barreto

Albufeira: Náutica de recreio descriminada no porto de abrigo.





O porto de Albufeira foi de inicio graduado em porto de abrigo o que daria ancoradouro para toda a classe de embarcação. Foi depois pelo IPTM da altura classificado em porto de pesca afim de empurrar o recreio para dentro da marina. De momento é proibido qualquer lancha de recreio fundear dentro do porto. Albufeira é a única localidade do Algarve que não tem uma rampa pública para arrear uma embarcação de recreio com horário livre. Vila Real, Tavira, Fuzeta, Olhão, Faro, Quarteira, Portimão, Ferragudo, Mexilhoeira, Lagos e Sagres todas têm. Quem quiser arrear na rampa do recreio depois das 6 da tarde está impedido porque as cancelas já estão fechadas. Quem chegar da pesca depois desta hora também não pode sair. Ao recreio que não pode fundear no porto de pesca ao menos lhe deem uma rampa pública com horário livre.                                    
 
Vasco Barreto
Allbufeira

sábado, 5 de abril de 2014

Ruído: só mudaram as moscas...


Continuando a saga de favorecimentos, o actual executivo que governa com uma muleta "independente"... mantém o ruído e os prevaricadores organizados debaixo de protecção.

O estilo farwest de que o ruído é uma valência turistíca, defendido nos últimos 12 anos de governação do PSD com o PS na rectaguarda do apoio, criou raízes e tem voz grossa dentro do executivo. A lei vai continuar a não ser para Albufeira, na medida em que o ruído é a melhor fonte de lucro da mentalidade dos empregados do passado que viraram patrões senhoriais e financiam campanhas eleitorais...

O anterior executivo falava, falava, falava... e a prática continuou abençoada até à surpresa de perderem três vereadores, incluindo os dois últimos bombeiros do ruído...

Ainda no arranque da época e mesmo que as casas estejam às moscas (o que não é condição...) às três e meia da madrugada já nos podemos deliciar com a sonoridade dos delitos...

FORUM ALBUFEIRA