sábado, 31 de agosto de 2013




TA: sazonalidade foi criada por decretos mas não termina por decreto

Com quase duas décadas do somatório de entidades a materializarem o monstro da sazonalidade no conjunto da região, o ex-presidente do município mais maltratado do Algarve e agora arvorado apenas pelo seu partido a presidente da TA (continua o absurdo de uma eleição pelo somatório de capelas e não a escolha de um corpo profissional sujeito a planos e objectivos), quer ser o pai do paleio da inversão, colocando as responsabilidades do lado dos depauperados agentes de Turismo.

Os mais distraídos, julgarão estar aqui o homem e a máquina que vai operar o milagre sobre o pesadelo das contas e da organização em que se tornou o cada vez maior encurtamento do período de funcionamento da actividade turística, provocado pelo exagero da oferta e a abundante má qualidade dos meios oferecidos (segurança, locomoção, qualidade profissional, massificação urbanística, recuperação do património, comodidades e custos…), factores que a não serem revistos e conjugados, apenas se dão curtos passos, com a meta sempre a fugir. O Sol e praia arrastam números mas, o Inverno assenta noutros valores e pede mais, onde não duvidamos do eixo da nossa amenidade

O presidente do TA fala de rebuçados e escamoteia que não foram os agentes que assinaram todas as decisões que nos trouxeram ao desespero das contas e ao empobrecimento da região. E pela maneira como pegam o touro… dificilmente as bancadas sairão do leve sorriso…

Luís Alexandre

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Crónicas de Vasco Barreto


Albufeira: 10 restaurantes sem apoio de táxis


A rua dos Arcos considerada uma das ruas privadas da cidade continua sem solução e a prejudicar a economia da zona poente desta mesma cidade na medida que as 3 viaturas com estacionamento permanente não permitem a passagem de táxis maiores motivo este pelo qual estes se recusam a dar apoio a 10 estabelecimentos na área da rua 5 de Outubro: Café do Benfica; Casanova; Sangria; Bar Irlandês; Atrium; Alfredo; Alkaz; Bailote; Travessa e Dom Pipas. A secção de transito da Câmara Municipal mais parece uma anedota na medida que abriu ao transito ligeiro livre a rua da Igreja Nova e mantem o transito bloqueado na rua dos Arcos. As viaturas maiores chegam à rua dos Arcos e têm de fazer marcha atrás até à Praça Miguel Bombarda. Isto é uma autentica palhaçada. Será este o futuro que o Dr. Sousa se propõe trazer à cidade ?
                         
Vasco Barreto
Albufeira.

domingo, 25 de agosto de 2013



Pulido Valente à esquerda do P”C”P!


Na sua crónica de hoje, domingo, depois do seu escrito de sabujice pró-imperialista sobre o desastre popular da Síria publicado ontem, Vasco Pulido Valente (pseudónimo) diz, cimentado nas travessuras e na agonia da monarquia ao fascismo, entrando na falida democracia parlamentar burguesa, que a populaça não confia no regime e que o ajuste de contas está próximo!
Deixando para trás a candura do dito Bloco de Esquerda, que vive pendurado no sonho da reconversão do P”S”, o senhor Vasco, confesso direitista com serviços prestados ao regime, ultrapassa o discurso revisionista de Jerónimo e do falso partido comunista. Vasco vê as razões históricas de queixa do povo e o aproximar do ajuste de contas, ao contrário destas colectividades que abraçaram o parlamentarismo hipócrita e ali se colaram!
Pulido, dito Valente, não se procura redimir, apenas é conduzido pelos sinais do desastre dos seus pares que se atolaram em corrupção e inabilidade, factos que assinala se repetirem sem apelo.
Não será admiração para ninguém que a razão do Pulido ultrapasse a ortodoxia paralisante dos partidos do braço esquerdo da democracia parlamentar e do capitalismo.

Luís Alexandre

 

Primavera Árabe e Síria traídas!






A explosão social nos países do norte de África, apenas alguns anos atrás, tomaram de surpresa o banditismo capitalista internacional que suportava os tiranos sustentados pelos habituais artifícios dos jogos de financiamentos e elevados retornos.
Da Tunísia à Líbia e do Egipto à Síria, o traço comum das potências que dividem e exercem o controlo sobre o mundo, foi e é o de jogar com o tempo para perceber onde está a corrente principal, se na revolta ou nos aliados, para procurarem os realinhamentos.
A Tunísia e a Líbia ficaram entregues às convulsões de instalação de novos poderes, saíram da estampa internacional porque seguem os jogos intestinos de construção da obediência. A Tunísia, porque não tem nada para dar e a Líbia, porque requer mais cuidados e tem matéria-prima para pagar “as ajudas”.
Quanto ao Egipto, pela sua importância geoestratégica, a dita comunidade internacional deixa ao exército fascista o controlo a situação,porque o povo só tem que obedecer…
Na Síria, tal como no resto da Primavera Árabe, a podridão dos observadores internacionais só reage ao fim de dezenas de milhares de mortos e porque mais uma parte da população foi assassinada com armas químicas ilegais… como se as outras armas tivessem direitos…
Se a Rússia e a China fazem bloco de interesses e os EUA pisam terreno hostil, Hollande fala de excessos que fizeram soltar as palavras da Furher Merkel que se opõe a qualquer intervenção, mandando calar o “socialista”  francês…
Bashar Al-Assad nunca perdeu a fé mas, os povos árabes também não vão baixar a cabeça! Acreditem todos os hipócritas que mandam no tabuleiro internacional!

Luís Alexandre  

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O B"E", tal como entrou por oportunismo, eclipsou-se!


O partido da dita esquerda que gosta das mordomias e anda aos papéis dos sucessivos Governos do capitalismo governante, se no plano nacional não pára de apresentar mezinhas para as curas do mesmo, em Albufeira, sem qualquer trabalho político feito, tentou e conseguiu, há quatro anos atrás, partir a candidatura fraccionante e de protesto do FORUM ALBUFEIRA. Foi a sua maior vitória!

Elegendo um membro da assembleia, no caso uma senhora, o seu trabalho deu a nota zero que agora se traduz na incapacidade de apresentar qualquer candidatura. Assim vieram do nada, assim deixam a população em mais nada!

E mais nada há a dizer desta gente, que chega no autocarro da manhã, pernoita na praia e parte depois dos prazeres...

Luís Alexandre

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Crónicas de Vasco Barreto

Televisões atacam nas praias


Na medida que somos um País de copiadores, Santana Lopes não podia deixar de copiar o futebol de praia do Brasil para a praia da Figueira da Foz. Saltou depois para a Praia da Rocha e depois para a praia dos pescadores em Albufeira. As pessoas fogem de Lisboa para uma semana de descanso à beira-mar e as televisões perseguem-nos até aos areais. São estádios de futebol; ranchos folclóricos; bandas de rock; jovens cantando em inglês; gincanas; concursos de culinária e balcões de publicidade comercial com potentes colunas que começam logo pelas 9 horas da manhã. Há de tudo nas praias deste País. Os autarcas jogam de mão a tudo para se promoverem e não olham a meios. As praias que foram antigamente espaços de lazer são hoje centros de tortura e os ignorantes ou ambiciosos autarcas chamam a isto divertimento. A Secretaria de Estado do Turismo assiste impávida e serena a toda esta bagunça. Os pobres turistas já não têm para onde fugir. Festas de calendário sim, tortura não.                                 
Vasco Barreto
Albufeira                                             
 (fotocópia enviada à secretaria de estado do turismo).

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Crónicas de Vasco Barreto

Albufeira: vereador Quintino deve demitir-se


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Portos do Algarve comandados a partir de Sines



Portos do Algarve comandados a partir de Sines


O recém-nomeado administrador-chefe da APS (Administração do Porto de Sines), um tal João Franco, fez declarações públicas de apoio ao controlo dos portos do Algarve (Faro e Portimão), que vão, finalmente, receber obras de desenvolvimento… pelos fins diferentes que desenvolvem.
Depois do ostracismo de anos, onde apenas se destacou a voz de Portimão em reivindicações, por razões de multiplicação de negócios e dividendos públicos e privados repartidos que o desembarque de turistas representa, com o planeado desaparecimento do IPTM, foi esta a solução silenciosa encontrada, de mais uma alfinetada na dependência da região.
O Algarve, que já não recebia reconhecimento em investimentos, também entrega o controlo das suas necessidades. Normalmente, nestas questões explicadas pela História, o que se propõem são remendos de pouco alcance e não uma acção assente em consulta e estudos que dêem dimensão de médio prazo. Aqui entra o silêncio de Faro, onde nunca existiu uma estratégia para a rentabilização do seu porto no contexto alargado da Ria Formosa, a quase todos os níveis e em particular os turísticos. João Franco, não mexeu em estratégia…
Se barcos de médio calado navegam na Ria para fins comerciais, possivelmente debaixo de critérios ambientais acautelados… também os cruzeiros de média dimensão poderiam fazer escala dentro do ecossistema lagunar, oferecendo uma vista diferenciada e a multiplicação de serviços e mais-valias.
Em Faro, pensar, ouvir e agir, nunca estiveram nos planos dos mandantes… e pensamos que estas decisões vão voltar a passar ao lado…

Luís Alexandre

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Instalações da Junta das Ferreiras oferecem o insólito


Hoje, terça-feira dia 6 de Agosto, realizou-se a sessão pública da Câmara, apresentada como de aproximação do público das freguesias que afinal não aparece (as horas são completamente inapropriadas...) e contando com a presença de um membro do FORUM ALBUFEIRA, este constatou o insólito: a sala de reuniões é numa cave cujas escadas de acesso têm um ângulo de curva em que um cidadão com mais de um metro e sessenta tem de baixar a cabeça para não bater no tecto(?!).

Qual seria a Câmara que aprovou tal aberração, fazendo lembrar umas garagens em edifícios na Av da Liberdade em que os carros raspam todos no tecto...


FORUM ALBUFEIRA

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Poesia de José Armando Simões

Actualidade


Maioria, Governo, Presidente
      É este o pesadelo
Depois do sonho, fruste, em atropelo
Da Utopia, traído por essa gente
Enredada nas mil pontas do novelo
Do caso BPN...
Com Portugal parado, meu País roubado!
Olhando esgaseado
A roubalheira infrene!

Até quando, Catilina....?
(Continua com: Mais um insulto à América Latina) 


José Armando Simões