quarta-feira, 29 de agosto de 2012


À beira da rotura, a Troika volta para continuar a cobrar!

Ainda não estamos a expulsá-los...

A maior mentira pintada ao povo português é que, a Toika, em representação dos chamados credores, veio para resolver os problemas do país.
Hoje, nenhum português consciente, democrata e patriota, pôde deixar de perceber o desastre real que foi a aplicação das medidas propostas e assinadas por PSD, CDS e P”S”. Se o tiro de partida tinha consensos e condescendência de muitos sectores da sociedade, com a gravidade dos resultados à vista, para além da dúvida, instalou-se o descrédito.
Quando nos venderam a austeridade como terapia, quem a assinou sabia que os resultados eram estes. Sabia-o a Troika e os seus parceiros nacionais.
Não é por acaso que o Governo não governa, vive para o memorando e para a coragem (na sua própria linguagem) de mostrar serviço, levando mais além as ordens. O Governo vê o país a paralisar, por força da cobrança coerciva e insiste na obediência que nos afunda.
Quando a Troika aterrou em Portugal, sabia da subserviência que a esperava. As boas-vindas foram dadas com as declarações orientadas para a honra de cumprirmos compromissos, mobilizando os medos do povo para aceitarem a austeridade, escondendo o roubo e as consequências do que representaria na destruição das forças económicas que ainda restavam no país.
Presidente da República, Governo e a dita oposição parlamentar, sabiam da inexequibilidade do memorando, não querendo assumir que estavam a assinar as intenções simples dos credores de receberem o que chamaram de dívida. E dizemos isto com a autoridade de que nenhum destes órgãos comprometidos e de gatas, iria pôr em causa a capacidade e a experiência dos organismos da Troika em fazer contas!
 A Troika não entrou no país porque quis. Foi chamada e trouxe a lição estudada: cobrar, começando pelos juros fraudulentos. O país e a sua execução trabalharam estes meses para pagar o que todos sabem ser absolutamente impagável. Mesmo recebendo a tal ajuda, não se deixou de emitir dívida para o futuro. Acontece que a economia não só não respondeu como está à beira da rotura! E os números não escondem a tragédia para onde caminhamos!
Ao voltar a pisar o nosso território com honras, ninguém dos órgãos do poder levantou a voz para avisar do precipício. Ao que sabemos apenas está prevista uma manifestação de organizações de quadrantes da sociedade em aviso do descontentamento.
Quando ainda nos vendem uma solução milagrosa vinda da Europa, a Troika está em Portugal e voltará a repetir a fórmula. Não são estes órgãos de poder que lhe irão fazer frente! Só o povo! Para evitarmos o desastre da Nação.

Luis Alexandre



  

terça-feira, 28 de agosto de 2012

O propagandista de serviço---


Vereador Sequeira faz a limpeza de face da falência do Município


Num frenesim diário, o vereador que sabe trabalhar a internet utilizando o blogue pessoal, faz o trabalho de limpeza da má imagem do executivo camarário, a que pertence, e do partido da maioria que levou as finanças do concelho à falência.

O vereador Sequeira, uma das últimas aquisições do desiderismo que venera em actos públicos, talvez em gratidão..., continua a sua saga de elogios dos trabalhos próprios, disseminados em acções que são da obrigatoriedade de funções de serviço público.

Como estamos na fase de pré-campanha para as eleições do próximo ano eleitoral autárquico e com o peso da imagem geral do Governo de traição nacional, este esforço representa um trabalho acrítico e de lavagem da situação que vai sendo conhecida entre os municípes em geral.

Nesta saga do vereador, que se diz retirou do seu percurso de publicação os custos do já famoso posto de Turismo da entrada da cidade, ficave-lhe bem explicar os motivos, porque, afinal, entra nas contas da falência e dos muitos processos judiciais contra a autarquia a reclamar pagamentos de serviços...

O vereador e a sua prosa é mais uma forma de cortina da acticvidade camarária a que dá cobertura...


FORUM ALBUFEIRA

Depois da Moderna... seguem-se os submarinos...

 

Quem pensa o MP que é? Portas não anda aos papéis...



Portas é um entre muitos em todo o país. Refinaram o sistema para os seus actos terem cobertura ... de lei... e dos pares espalhados pelas instituições e órgãos do Estado. Eles estão em todo o lado! Ricos e felizes há conta do erário público e trataram das suas reformas...

O país assiste! Até quando?

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Crónicas de Vasco Barreto


Praia do Peneco não factura durante a noite


Quem tem a oportunidade de percorrer a costa algarvia durante a noite pode bem observar como os nossos valentes autarcas tratam as praias mais famosas de Portugal: ao abandono e às escuras! Porquê ?
 
Porque não faturam durante a noite. Só são produtivas de dia. Esta é a formação dos homens que mandam nas nossa Câmaras. Não passam de uns pobrezinhos de espirito. Além de ignorantes têm mau gosto. A praia dos pescadores está iluminada com potentes projetores  para demarcar o "centro de propaganda" ao passo que a praia do Peneco  continua às escuras e abandonada. É tempo da Secretária de Estado do Turismo abandonar o ar condicionado do gabinete e vir dar um passeio pela costa algarvia.                                 
 
Vasco Barreto
Albufeira.

domingo, 26 de agosto de 2012

Comentário de um dos nossos leitores e que dá que pensar! Será que vai ter resposta?



Anónimo Anónimo disse...
 
Caro João Dias,é bem verdade o que diz, o que se passa no Cais Herculano. É do conhecimento publico que o executivo dessa Câmara com grandes culpas no seu Presidente Dessidério é um antro de corrupção, dou-lhe um exemplo.vEJA O COMPADRIU QUE O PRESIDENTE DA câmara TEVE E TEM COM o ANTIGO PROPRIETÁRIO DOS sALGADOS o Engenheiro Carlos Saraiva,deixou construir tudo e mais alguma coisa, empregou seu filho a ganhar 4000 Euros por mÊS COM DIREITO A VIATURA TELEMOVEL, ANDOU DE AVIÃO A BORLA,FEZ FESTAS DE ARROMBA EM HOTEIS QUE NEM LICENCIADOS ESTÃO, FAZ INAUGURAÇÕES DE ESTABELECIMENTOS SEM LICENCIAMENTOS, APROVA TODOS OS PROJECTOS DO SOBRINHO RICARDO, QUE POR SUA VEZ TEM UMA SÉRIE DE VIVENDAS QUE ESTÃO EM NOME DE SEU PAI PARA NÃO EXIBIR SINAIS EXTERIORES DE RIQUEZA E PELO QUE PARECE ALGUMAS DELAS IRÃO REVERTER PARA O DESIDÉRIO NÃO AGORA MAS QUANDO DEIXAR A VIDA PUBLICA E LOGO VERÃO. O PRESIDENTE DA CÂMARA É UM CORRUPTO DO PIORIA, ELE E ALGUNS ELEMENTOS DA CÂMARO VEJA ENTÃO O ARQUITETO MELO DE ONDE LHE VEM A FORTUNA AS CASAS QUE TEM NO NOME DE FAMILIARES ONDE É QUE ELES TEM DINHEIRO PARA TER ADQUIRIDO TAL PATRIMONIO. NÃO SEI O QUE É QUE A JUSTIÇA PARA.


Comentário do FORUM ALBUFEIRA:

Onde anda o Ministério Público de Albufeira que lê e não age? Não lhe incomodam as questões levantadas? Tal como o caso das Texugueiras se arrasta...

sábado, 25 de agosto de 2012

Como o Governo capitalista de Portugal prepara os próximos golpes


Vejam só a nova montagem: salários altos em Portugal!
 Os jovens vão engrossando o desemprego e a emigração, os mais velhos vão perdendo os recursos e o respeito, os salários estão em queda, mais de metade dos desempregados não tem qualquer subsídio, as empresas estão à beira da ruptura, o Estado perde receitas mas os credores da dívida fraudulenta continuam a ditar as ordens...



O insuspeito Banco de Portugal fez saber e uma panóplia de jornalistas a soldo do sistema de exploração capitalista fizeram coro, que o trabalho está caro em Portugal, que esse factor é negativo entre os diferentes parceiros da zona euro e nos retira competitividade...

Dito de outra maneira, os outros países que pagam melhores salários conseguem ter melhor economia e solidez e razões de crescimento e, o nosso, afinal um parceiro do mesmo sistema e apesar do roubo generalizado do produto do trabalho, continua a estar abaixo dos níveis médios da tal competitividade.
Com a chegada dos patrões da troika, o Governo de traição nacional e que assiste de camarote ao afundar da estrutura, valores e rendimentos da nossa economia, continua de pedra e cal na submissão serviçal.
Com todos os indicadores económicos a mostrarem que vence o roubo dos credores acobertados nos mercados, essa vacuidade e acumulação capitalista para amedrontar a populaça, o braço esquerdo do sistema, P"C"P e B"E", porque o falso partido socialista há muito que provou o que (não) vale, continuam todos no aferrolhar do descontentamento generalizado da população.
Quando muitas vozes democráticas dos mais variados sectores da sociedade, da cultura ao trabalho, mostram insatisfação e clamam o povo a manifestrar-se e a travar luta contra a miséria por décadas, com o aproximar das novas ordens de roubo que este Governo e a sua muleta P"S" vão ter de sancionar no próximo OE, os ditos partidos de esquerda e o seu canal para o controlo do trabalho - a CGTP -, mantêm as suas teorias de adormecimento da injustiça palavresca e da solução de ajoelhar para uma renegociação da dívida fraudulenta.
A História não vai perdoar os traidores! Onde pára a palavra de ordem de que o povo é quem mais ordena? No quadro de miséria que vivemos e que só vai ser agravado, o levantamento da população está na ordem do dia!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Que preço para a Saúde em Albufeira?

 Porra! Saíu ou não o hospital prometido?

Não sabemos o propósito da fotografia dos castelos de areia mas, receamos que depois do primeiro passo em falso, volte a haver verdade...



Na hora da fuga (despedida, perdão) Desidério Silva e o PSD, com a inauguração do novo HPP de Albufeira (Grupo CGD), querem fazer passar a falsa mensagem de que cumpriram a velha promessa de onze anos, do hospital no eixo Albufeira/Silves.

Com a saúde de rastos no concelho, que funcionou mal para residentes e visitantes, por vezes com queixas e situações terceiro mundistas no seu funcionamento, a autarquia apenas manteve as lamúrias de que não era ouvida, empurrando as responsabilidades para o habitual vazio de terceiros.

Com um centro de Saúde com falta de meios médicos e de enfermagem, praticamente ao longo da sua existência e com denúncias dos sectores profissionais, o ainda corta-fitas, que já anunciou o mesmo hospital privado mais do que uma vez, voltou a vibrar com o novo investimento privado, depois de ter validado o anterior que abriu no desrespeito dos compromissos.

Apesar do acumulado de contradições e outras histórias inconfessadas sobre a construção e licenceamento do agora reinaugurado hospital privado, o rei do cavaquistão não deixou de dar uma mãozinha na lavagem da situação. 

Cavaco presta-se precisamente para as situações que precisam de uma benção superior...

E pronto, já temos hospital, faltando saber por quanto tempo! É que isto da sazonalidade e da falta de dinheiro no concelho está pelas ruas da amargura... e como a Saúde é um negócio... naquela máxima laranja do utilizador/pagador, não sabemos o fim de mais esta tentativa...

Ou será que vai funcionar para os endinheirados e turistas com seguro de saúde? Será que um trabalhador ou desempregado pode usufruir destes serviços de atendimento de urgência? Vamos aguardar porque a história nunca pára de ser escrita! 


FORUM ALBUFEIRA


FORUM ALBUFEIRA

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Mais uma foto de família, com a mistura sem diferenças


Dia do Municipio reuniu a grande família da dívida




Bem treinados, os edis cumprem as formalidades da presença, com destaque para o próximo candidato do PSD - Carlos Silva e Sousa -, que se destaca em mostrar que é hirto e está preparado para as cerimónias.

Com os números reais da dívida da autarquia ainda escondidos, Desidério Silva desespera pelo fumo branco do tacho para a fuga, deixando o número dois, ligado às falcatruas das Texugueiras, em posição de exposição, na medida em que os números também são do seu pelouro. O resto assiste, apadrinha e suspira pelos jogos que se intensificam a partir de Outubro. São os bicos dos pés... na miséria do mau trabalho público.

Quanto ao candidato do PSD, um manobrador por excelência e ele próprio presidente da concelhia e produtor da indigitação, vai tentar esconder-se das suas responsabilidades como mentor do desiderismo/despesismo e da gravidade da situação financeira do Município, no comando do órgão de obediência de rectaguarda.

Daqui a um ano não adivinhamos os cenários e nem se esta fotografia se repete, com sequazes, transformers, colaboracionistas, figurantes e outras castas da subserviência...


FORUM ALBUFEIRA

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Regulamento sobre angariadores é uma brincadeira... tanta impotência...

Mais uma vez denetou se q a policia municipal e incredula em relacao a senhora em questao 
A dama filma tira fotos da concorrencia sem que a gnr ou policia municipal lhe chame atencao ( que pelo o que eu sei e proibido tirar fotos a terceiros a nao ser reporter oficial que duvido que esta senhora seja. 
Entao senhores politicos de albufeira na camara ou na oposicao nao se faz nada pelos comerciantes desta cidade so interessa as proximas eleicoes o importante e o lugar 
Ja vi que isto precisa e outra vez a impressa nacional tv e jornais para os senhores no poder acordarem de vez porque o que esta pra vir nao vai ser bom pra cidade nem pra camara

Joao Dias

(título da responsabilidade do Forum Albufeira)

sábado, 18 de agosto de 2012

Última hora: familiares das vítimas da praia Maria Luísa pedem indemnização!


O FORUM ALBUFEIRA apoia a acção dos familiares!



Passados três anos sobre a morte de cinco cidadãos portugueses na praia Maria Luísa em Albufeira, o assunto foi justamente desenterrado pelos familiares das vítimas que interpuseram uma justa acção contra as autoridades.

Na ocasião e na desorientação geral das autoridades responsáveis na matéria, as desculpas oficiais das instituições culminaram no inevitávrl Ministério Público que lavou as mãos de toda a gente.

Mas como o problema era real e a opinião pública não engoliu a desculpabilização, as respostas não tardaram, com multas e placas atrasadas, ficando provada a incapacidade em perceber qual o papel das instituições que deveriam prever e organizar.

Estes familiares pedem 900 mil euros de indemnizações que pretendem entregar a instituições, o que lhes confere uma consciência activa de que o serviço público não funcionou e deve ser condenado.

O Ministério Público, que tem substanciais provas matrimoniais com os restantes poderes insituídos e sobre os quais deveria exercer actividade apertada, tem aqui uma oportunidade para rever o seu papel na sociedade e ajudar a repor a verdade.

Fá-lo-á?


FORUM ALBUFEIRA

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Pontal à porta fechada

PSD tem medo da rua!


Contrariando a história do evento em circunstanciais banhos de população na onda estival, a elite da roupagem laranja no gozo do poder, reuniu a "rentrée" no recato.

Abandonado o pinhal do verdadeiro nome e a cidade de Faro de hostilidade de voto, Mendes Bota, levou o arraial para um dos ninhos da coloração  e de aproveitamento presencial de uma moldura humana favorável em Quarteira, que até serviu de rampa de lançamento do senhor dos Passos.

Este ano, por cuidados políticos e avisos de segurança, a rua não convidou, ficando o convívio confinado à realidade de 1500 afortunados dos bons empregos à sombra do Estado.

Sem calor humano, sem o apoio da fotografia de amplitude da objectiva, a família e o discurso mostraram a absoluta artificialidade das anteriores montagens.

Passos não brilhou entre o povo, resignou-se ao ar desportivo da lata da casa e o conteúdo da intervenção ficou pela pobreza da execução orçamental, demonstrada em números oficiais no próprio dia.

Com a polícia orçamental à porta já em Setembro, foi um PSD encavacado que mostrou a sua incapacidade no governo do país, não apresentou matéria de futuro porque não decide nada, faltando saber até onde as hostes de rabo frio nas cadeiras embalam na estrtégia de que "se lixem as eleições"!

Com o país em agonia e numa região massacrada pelas mãos do PSD, Passos, Bota e Luis Gomes não deram a cara.

Um veio de banhos de costas protegidas e o silêncio levou, tal como os da região vão continuar por aí escondidos em obediência, com as falências e o desemprego à solta, as portagens a estrangular, a EN 125 a matar, a falência quase generalizada das Câmaras a afundar o buraco regional e o sector turístico de base de sustentação a fazer contas à rentabilidade para os compromissos, agravados pela incompetência parlamentar da gestão do Estado. 

Passos e o escondido Portas, talvez já a posicionar-se para futura sobrevivência política para além do PSD..., não assumem o preço da subserviência do pagamento de uma dívida fraudulenta agravada pelo socratismo e que afunda o país.

A estratégia continua a ser o esmagamento dos sectores produtivos do país e é preciso não esquecer que começaram no processso de injecção de capitais da comunidade europeia para o desenvolvimento... da dívida, que agora é reclamada em condições que trazem uma parte importante do país num grau de pobreza comparável aos tempos do salazarismo.

O Pontal do medo do confronto, das mensagens em circuito fechado, continua a ignorar o sofrimento geral da população e negou os efeitos perversos da política imposta pelos credores internacionais que em 2013 atingirão as consequências catrastóficas de não haver investimento e crescimento.

Para nosso contentamento, o senhor dos Passos passa a dar as más notícias, disse!  O que significa que já tem em poder a nova lista de ordens e claro que são más para o país e a região.

Para o próximo ano, onde se realizará o Pontal?


Luis Alexandre








  

João Salgueiro fala em defesa da sua dama (o Governo de coligação do PSD)


Ex-ministro das Finanças absolve o actual
 
Fala para cima, sabendo que é em baixo que é preciso sacar o dinheiro para o buraco do roubo!



Em entrevista ao jornal "Público", um dos ministros das Finanças do cavaquismo de má-memória e construção da destruição das forças económicas de base nacional, de seu nome João Salgueiro, que continuou a saga na actividade privada, faz o relançamento da política e estratégia do Governo do seu partido para os próximos tempos do pagamento da dívida fraudulenta.

O senhor Salgueiro, com a autoridade de conhecer os coeficientes da desgraça nacional diz, no essencial, que o Governo está no bom caminho e que há números animadores, como o aumento das exportações sobre as importações.
Para Salgueiro, que não é posto a falar por acaso,  não lhe importam as políticas de roubo dos salários e reformas e o rol de falências e desemprego, para que o poder de compra force estes números.
Salgueiro, como parte do sistema, adianta que o Governo tem de pensar no crescimento e que guarda muito bem as propostas. Vai tão longe como afirmar que o ministro das Finanças não tem visão para o necessário crescimento, que reconhece indispensável para o pagamento das contas do Estado e suporte do sistema económico instituído.
Curiosamente e combinando as visões da mesma área de assalto à população, o visinário Marcelo Rebelo de Sousa, pede publicamente que o primeiro Passos faça mudanças no Governo e nas áreas que mexem com a economia.
E estão encontrados os ingredientes para o discurso futuro de um Governo que não tem base de apoio mas, que a "grande esquerda" insiste em deixar governar...
E porque será?

quarta-feira, 15 de agosto de 2012


O sistema capitalista recupera um dos seus: O B"E"


Dão conta as notícias que o dito Bloco de Esquerda está em convulsão para a mudança de liderança. Nesta "silly season" em que as grandes tramoias contra o povo português estão em gestação adiantada para se incorporarem no próximo OE (Orçamento de Estado), o entretenimento é com esse brinquedo da burguesia que se chama B"E"!

Em honras de editorial num jornal do regime, o "Público", a directora, a tal que sabe o seu papel e deixou cair uma jornalista da força da razão..., faz a sua distensão cerebral a recuperar o actual momento do B"E", que dizem estar a queimar futuros candidatos a líder, no que é considerado um cenário de um qualquer partido normal...

Trata-se de uma honra para o Bloco dito de esquerda, que as questões da sucessão sejam tornadas públicas na estação estival...

Mas, para o blogue FaroActivo, as questões de fundo são de outra natureza e justificam esta análise! O que a directora do jornal Público quer dizer, em porta-voz dos interesses da burguesia dominante que a contratou, é que no actual contexto de roubo dos salários, reformas e regalias conquistadas pelo trabalho do povo português, para pagamento de uma dívida fraudulenta que o parlamentarismo burguês contraíu, o dito Bloco tem um papel a desempenhar, sobretudo ao lado do P"C"P, no ajoelhar do povo para que as políticas de roubo passem!

Para a classe dominante não interessa quem dirige o Bloco mas, interessa o papel transitório ao seu serviço, desse partido tampão e ocasional, como os que lhe deram origem e se esfumaram.

A burguesia paga bem! O que interessa é desviar o povo de raciocínios revolucionários para as transformações de fundo! E, claro que o B"E" vai cumprir com rigor o seu papel...

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Crónicas de Vasco Barreto


Juntas de freguesia são associações de dormentes


A reforma das freguesias levada a cabo pelo atual governo ainda ficou aquem do desejado. Para quem dá uma volta por este Algarve e aprecie o estado deplorável destas estradas fácil deseja ver essas associações de aleijados ao largo.
 Faz já uns meses alertei a Junta de freguesia da Fuzeta para a falta de iluminação da marginal mas nada foi feito. A Junta do Montenegro mantem a praia de Faro numa autentica lixeira. A Junta de Querença deixou e colaborou na destruição do largo histórico da Igreja. Alertei a Junta de Paderne para a falta de uma placa de transito que foi arrancada na entrada da Aldeia e demorou cerca de um ano a ser reposta. A Junta dos Olhos de Água não consegue controlar o lixo espalhado meses pelas estradas. A Junta de Albufeira deixou de passear os velhotes nos autocarros porque se acabou o dinheiro mas o presidente continua a ganhar (500 contos) por mês. Alertei a Junta do Carvoeiro mencionando 12 anomalias públicas e ao fim de um ano apenas uma foi corrigida. A Junta de Alvor não tem o porto sinalizado fazendo os condutores andarem perdidos tempos sem fim. A Junta de Sagres lançou agora uma nova plantação de palmeiras (árvores aquíferas) sobre o promontório, tanta ignorancia. 
Muito mais há para dizer sobre estes aleijados da politica.                     
      
Vasco Barreto
Albufeira. 

sábado, 11 de agosto de 2012

Levar uma Câmara à falência só não tem mérito em Albufeira?


Desidério desespera por um tacho?


Ouve-se por aí que Desidério Silva já está farto do cargo!?!? Como se diz por aí que vai abandonar entre Setembro e Outubro. E já lhe terão arranjado o tacho?

Pelas qualidades, o FORUM ALBUFEIRA tem uma opinião consolidada de que lhe poderiam oferecer um de vários trabalhos, a saber: 

1. Como a sede do PSD em Albufeira não precisa de porteiro porque sempre reuniram nos Paços do Concelho, o PSD poderia negociar o serviço para as sedes do PCP ou do BE em Faro, ou noutro local, mas sempre num raio de ajudas de custo;

2. Outra possibilidade a considerar, a de fiscal do estacionamento na Avenida da Liberdade que ajudou a destruir em benefício da solução para os privados que lhe pagariam pelo menos o ordenado;

3. A de speaker dos eventos camarários onde deixou grandes marcas no papel:

4- Finalmente, a de controlador do ruído e do lixo que decretou como luxos e onde, eventualmente, se poderia penitenciar mais rápido que a hipocrisia de beato religioso que cumpre rituais...

Temos a certeza que o PSD nos vai ouvir e poupar a outros cargos... mas, nunca sabemos até onde Mendes Bota vai levar o espírito ecuménico...


FORUM ALBUFEIRA 

Crónicas de Vasco Barreto


Esplanada do tunel está uma vergonha


A antiga sala de visitas da cidade, porque foi destronada pelo "centro de propaganda" do senhor presidente no Largo da Lota, está votada ao abandono e às ratazanas. 
 
Os candeeiros estão partidos; os bancos de madeira faz anos que não são pintados; os bancos de pedra que são espaço público estão ocupados pelas esplanadas; a parte nascente da esplanada está a servir de arrumação do hotel; a gruta mais bonita de Albufeira está às escuras; a praia continua iluminada apenas com as luzes do hotel e a água preta da lavagem das esplanadas é jogada na praia todas as noites.
 
Não se compreende como é que empresários que vivem do Turismo conseguem jogar a água preta da lavagem do chão na praia ?. Os dinheiros publicos que foram estoirados a promover a imagem politica do presidente da Câmara, fazem agora falta para restaurar esta jóia da cidade.                                    
 
Vasco Barreto
Albufeira