domingo, 31 de julho de 2011

Depois da água, o lixo…


Balde Do Lixo Branco Com O Saco De Lixo Plástico

Com a dívida da água a servir para as contas correntes da autarquia, num péssimo exemplo de gestão de um dirigente nacional autárquico… e partidário…, corre com insistência nas ruas que a falta de liquidez chegou aos lixos…

Neste pico do Verão, na realidade, sobem de tom as críticas de moradores e empresários sobre algum desleixo nas limpezas, que deixam as ruas da baixa, principalmente sobre o amanhecer e recomeço da actividade diária.

Por se tratar de situações de saúde pública e de imagem do concelho turístico, o incómodo dos residentes levou já a questionar os funcionários da empresa responsável que não escondem a existência de mal-estar entre as entidades contratada e contratante.

Uma eventual situação de conflito acabar por surpreender, dadas as ligações umbilicais entre o executivo PSD e os proprietários da empresa Cavacos SA, que há pouco mais de três anos quase arrancava 10 milhões de revisão contratual, apenas passados dois anos sobre o início do contrato.

Gorado aquele ensaio, as “negociações” para montar outro esquema nunca pararam, com a intervenção do neo-fascista Gracias Fernandes - homem de confiança do presidente - e nada fazia prever pontos de conflito. Mas nisto das comadres…

Também é oportuno relembrar que, contrariando a ética, mesmo para um executivo de maioria absoluta, não é comum uma autarquia lavrar um contrato de 8 anos… que deixa transparecer a comunhão de interesses e a comum convicção e empenho na renovação dos votos políticos…

Como não há fumo sem fogo, cremos que os diferendos estão em jogo de forças, terão sentido e justificação, possivelmente financeira, mas com prejuízo dos cidadãos e visitantes.

Depois da água, cujos dinheiros foram desviados, aparecem agora os lixos?

São os sinais da degenerescência da gestão PSD!

FORUM ALBUFEIRA

sábado, 30 de julho de 2011

Eutanásia... da luta... uma manobra do Bloco dito de esquerda para desviar as atenções...


Exactamente na altura em que os operários, e todo o povo que vende a sua força de trabalho, os desempregados, os pensionistas com reformas miseráveis, os jovens precários, devem assestar as baterias com enorme determinação contra as medidas cada vez mais gravosas, reaccionárias e fascizantes deste governo, PSD/CDS, organizando-se e combatendo com todas as suas forças o FMI, a Tróica no seu conjunto, e os seus desígnios nefastos que tem como objectivo empobrecer cada vez mais o povo português, obrigando o povo a pagar uma dívida que não é dele, vem o Bloco que se diz de esquerda lançar poeira para cima dos olhos das pessoas, com um tema dito fracturante, que dá pelo nome de eutanásia.

Este Bloco é perito em lançar essas nuvens de fumo, como no caso da legalização das drogas chamadas leves e mais recentemente sobre os casamentos de homossexuais, tudo manobras pretensamente de “esquerda”, para impressionar uma clientela pequeno-burguesa, uma espécie de grilo falante do PS…

Esta lei se for aprovada nesta altura, irá é com certeza – isto sem demagogia – matar ou deixar morrer os nossos velhos com reformas de 200 euros, que se encontram a ocupar lares obsoletos ou sem o mínimo de condições de habitação…um belo argumento para a classe dominante deixar morrer ou mesmo matar os cidadãos que fartos de viver em condições tão deprimentes e outras desumanas, acham que a melhor solução é a morte…criminosamente perigosa esta situação!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Duas ideias de esperança…


Com o alto patrocínio da Universidade do Algarve, foram lançados recentemente dois projectos para o interior e para o mar, que acendem uma luz de inovação e intervenção em duas áreas carecidas de novos desafios.

Numa delas, inédita entre nós, um professor universitário convenceu a instituição e um grupo de jovens licenceados algarvios a sediarem-se numa aldeia do concelho de Loulé - Querença -, fustigada pela desertificação e envelhecimento para, em inter-acção com a população ao longo de nove meses (curioso o augúrio com o tempo de gestação de um novo ser humano), definirem as valências, a sua estruturação e formas de desenvolvimento que abram vias de investimento, de captação e fixação de pessoas.

Depois de tantos discursos de retórica política sem intenção de sustentação prática, coube ao conhecimento dar um pequeno passo que traga, em função do empenho, uma nova dinâmica de esperança para o barrocal e para a serra algarvia.

Cabe a estes jovens desbravar um caminho, estudar e consultar para organizar um dossier difícil, feito de pequenos aproveitamentos da harmonia entre a terra e as pessoas, para lhe aumentar o envolvimento, a riqueza cultural, humana e produtiva.

Trata-se de um trabalho académico ligado à prática, que não pode deixar de ser aliado ao estudo das leis e à produção de argumentos para a sua adaptação à realidade envolvente. Esperemos que o esforço não seja para a prateleira das consultas… por culpa das velhas resistências políticas, supostamente iluminadas… como madrastas desleixadas…

A outra ideia, também de inegável valor e oportunidade, trata-se da constituição da Plataforma Mar do Algarve, com o objectivo, dito pelos proponentes: “ afirmar a região nos assuntos do mar”.

Com uma frente de mar claramente desaproveitada, esta associação, que arrasta consigo três municípios, tem um papel a desenvolver para além da profilaxia e colocar o dedo nas feridas das políticas nacionais e comunitárias que constrangem o retomar do aproveitamento dos largos recursos da frente de mar, das actividades profissionais às náuticas de desporto e lazer.

O mar do Algarve pode e deve voltar a ter uma importância estratégica no eixo da actividade económica, colocando-se na alternativa criativa ao Turismo de massas, cujas chagas tardam em ser lavadas e tratadas.

Nas últimas décadas, o Mar e o Sol do sustento de séculos, foram quase monopolizados pelo Turismo, numa visão estreita e castradora do seu esplendor e capacidade de alimentar as ambições do Algarve. A usura e os apoios políticos enviezaram-nos o curso histórico, que esta iniciativa deve ajudar a inverter.

A participação da UALG, como base científica de criação de ideias, da sua execução e interpretação, é de grande responsabilidade estratégica e insere-se nas expectativas dos algarvios para um novo olhar para a região. E diria mais, fazendo valer o seu histórico de leituras e conhecimentos, falta-lhe acrescentar a capacidade de confronto com os poderes da inércia…

Luis Alexandre

Os 25 mais ricos de Portugal aumentaram as fortunas para 17,4 mil milhões



Estes dados anunciados há dias, vem mostrar quanto é mentira, indecorosa, de que os sacrifícios são “iguais” para todos…aldrabões inveterados…

Os dados indicam, sem margem para dúvidas que a fortuna dos 25 mais ricos de Portugal aumentou 17,8 por cento, somando 17,4 mil milhões de euros, revela a lista anual da revista Exame, liderada por Américo Amorim, um dos maiores especuladores na Bolsa... Estes números indicam que, após três anos consecutivos de queda, os bilionários conseguiram aumentar os seus activos, ao contrário com a maioria do povo trabalhador português, que tem vindo cair os seus parcos rendimentos.

O mais rico é, desde há quatro anos, Américo Amorim. Os activos do accionista da Galp Energia e da corticeira Amorim cresceram 18,2 por cento face à edição do ano passado da lista da Exame e atingem, agora, os 2,6 mil milhões de euros.


Alexandre Soares dos Santos, presidente do conselho de administração da Jerónimo Martins, subiu do quarto para o segundo lugar.


O aumento do património dos mais abastados em Portugal explica-se pelo crescimento da petrolífera portuguesa, e pelo desempenho em bolsa da Jerónimo Martins.


Ao contrário do que sucedeu no ano passado, Maria Isabel dos Santos e Fernando Figueiredo dos Santos, primos de Alexandre Soares do Santos, estão agora entre os 25 mais ricos.


De acordo com a lista, que é publicada na Exame, Alexandre Soares dos Santos viu o seu património aumentar 88,9 por cento para 1,9 mil milhões de euros e, ao subir do quarto para o segundo lugar, ultrapassou Belmiro de Azevedo (cai para o terceiro lugar no ranking).


A Exame calcula o ranking anual com base na contabilização de activos, nomeadamente cotações bolsistas.





Cartoon de Henri

Os 10 mais ricos

1º Américo Amorim: 2587,2 milhões de euros

2º Alexandre Soares dos Santos: 1917,4 milhões de euros

3º Belmiro de Azevedo: 1297,6 milhões de euros

4º Família Guimarães de Mello: 1006,6 milhões de euros

5º Família Alves Ribeiro: 779,7 milhões de euros

6º Perpétua Bordalo da Silva e Luís Silva: 679,7 milhões de euros

7º Rita Celeste Violas e Sá, Manuel Violas: 650,6 milhões de euros

8º Maria do Carmo Moniz Galvão Espírito Santo: 645,8 milhões de euros

9º Família Cunha José de Mello: 638 milhões de euros

10º António da Silva Rodrigues: 551 milhões de euro
PT: contra a extinção da Golden Share e por aumentos salariais


Trabalhadores e dirigentes sindicais da Portugal Telecom, concentraram-se junto ao Edifício das Picoas, sede da PT.

Os trabalhadores presentes aprovaram uma Moção que repudia a política seguida pela administração, política, essa que só beneficia os interesses dos accionistas, dando cada vez mais lucros e ao mesmo tempo congela os salários da maioria dos trabalhadores, atacando também a progressão das carreiras.

Por isso a Moção exige a negociação dos aumentos dos salários base dos trabalhadores, exigindo uma mais equitativa da riqueza produzida pelos trabalhadores. Para isso é necessário e fundamental uma forte redução da remuneração dos accionistas e dos prémios (escandalosamente obscenos…) dos seus administradores.

A Moção também condena a atitude subserviente aos ditames da tróica que propõe (e aceite pelos accionistas na altura reunidos…) a extinção da Golden Share e exige em contrapartida ao governo que crie mecanismos que permitem a defesa do interesse nacional.

A Luta Continua!


Água: A população do Cartaxo revoltou-se…e obriga a rever os preços…



A população do Cartaxo revoltou-se, foi à assembleia municipal e tais foram os protestos que conseguiu obrigar a câmara municipal local a admitir rever os tarifários da água.

Eis um exemplo de que quando o povo se organiza e luta, vence! Um exemplo a ser seguido em todo o país! Repudiemos estes e outros ataques que constituem uma declaração de guerra da burguesia e da Tróica do FMI/FEEF/BCE ao povo português! Ousar Lutar é Ousar Vencer! A água é um bem de todos!

Ler aqui a notícia em pormenor…

Nota do FORUM ALBUFEIRA:

Em Albufeira engolimos os aumentos discricionários impostos pelo PSD com uma oposição que finge estar contra mas não mobiliza a população mesmo sabendo do enorme descontentamento.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Crónicas de Vasco Barreto

Charanga da GNR deve desfilar em Albufeira



O habitual salão de baile instalado no largo da Lota em nada tem contribuído para a promoção de Albufeira no estrangeiro e o resultado está à vista.

A cidade está ocupada apenas pelos turistas do norte . O esbanjamento de milhões em foguetes apenas tem servido para promover a imagem politica do presidente. Contrata grupos musicais que os ingleses já viram em Inglaterra e outros grupos que os portugueses já viram em Lisboa.

Na medida que andava a rebolar-se para se sentar no Parlamento, contratou recentemente um concurso de aspirantes a cantar em inglês promovido pela televisão SIC, para cair nas boas graças de Pinto Balsemão. Mas a estratégia falhou.

Lá se foram mais 70 mil contos (350.000 euros). Começa a ser tempo de se mostrar a cultura portuguesa aos turistas estrangeiros. O desfile da Charanga da GNR na avenida da Oura é uma aposta de grande valor turístico e uma forma de valorizar uma avenida vergonhosamente abandonada pela Câmara Municipal.


Vasco Barreto

Albufeira
A carga que a troica PSD, CDS e P"S" nos vão fazer carregar... será que vamos deixar?



política à moda de albufeira


Entre a prosperidade e o fosso, identificam-se os caminhos da gestão política.

A cidade de Albufeira, que hoje é uma localidade que se entregou aos prazeres teleguiados da descaracterização e não passa de um aglomerado de caixotes, de ruas curtas no espaço e na visão e grandes na especulação, deixou de ter personalidade e luz própria para continuar a vingar no competitivo mundo turístico. A marca Albufeira vale pelo curto período de sol e praia, fundamentalmente fora da frente de mar da cidade.

PS e PSD são os teleguias desta derrocada. No poder ou fora dele, os dois siameses cavaram o nosso empobrecimento. Do chico-espertismo do xufrismo ao desiderismo, o concelho de Albufeira destruiu uma boa parte da sua beleza e deixou que um conjunto de interesses saloios se instalassem e a transformassem num grande bordel turístico. A bagunça com o ruído, o tráfico e consumo de droga e os desacatos ainda são apoiados oficialmente… numa cidade vendida como de diversão…

De vila piscatória rodeada de uma beleza invulgar que fez fama e tinha condições para se sustentar por séculos, com a entrada em cena e consolidação dos falsos arautos do “socialismo” de pacotilha e os sociais-democratas do saudosismo fascista, passou a mais uma urbe “moderna” que matou a arquitectura e as linhas tradicionais pela fusão do aproveitamento dos bolsos com a estupidificação dos espaços e das pessoas.

A marina, o cerro do Bem-Parece, as Areias, a Av. Sá Carneiro, a destruição dos Salgados e o caos dos Olhos de Água, com o Programa Polis/Câmara como o expoente, são retratos das políticas lacaias dos interesses que procuraram Albufeira para especulação e enriquecimento, deixando os problemas futuros para as costas da população.

Casos como os abusos da Urbanização das Texugueiras são muitos, que se protegem no arrastamento cúmplice para a figura das prescrições ou dos direitos políticos dos prevaricadores.

Ainda a ferver e já na preparação do embate autárquico de 2013, assistimos a um debate entre amigos (Gracias Fernandes, engenheiro chefe de divisão na Câmara e Fernando Anastácio, recandidato à autarquia), sobre despesismo e falhas de governação, com base numa obra concreta (quando os palcos de seriedade trariam à cena muitas outras).

Questões como os custos dos lixos e do pavilhão de luxo para consumo interno, não arrebatam as várias “oposições” que sobrevivem de laivos de intervenção à espera das farsas das disputas eleitorais.

Albufeira tornou-se num charco político, com muita gente a enriquecer à custa da chancela do poder e como no prato cheio comem os dois principais partidos, a impunidade continua o traço comum.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

A sublimação da Justiça portuguesa


Um texto interessante sobre a in (justiça) existente nesta sociedade…

“A justiça Portuguesa atingiu o auge da sublimação. O Dr. Oliveira e Costa cujos atributos todos conhecemos saiu da prisão para prisão domiciliária por "graves problemas de saúde".

Como ainda não morreu, verifica-se que sofre de insuficiência económica, por isso foi-lhe retirada a prisão domiciliária para que possa suprir essa insuficiência. Mas há um problema!

O Dr. Oliveira e costa estava tão doente que nem sequer podia estar na prisão. Obviamente, para além de juridicamente dever estar impedido de exercer qualquer profissão, a sua doença não lhe vai permitir trabalhar.

Ou seja, para além da sublimação da Justiça, prevejo que vamos também em breve assistir à sublimação do estado social. O próximo passo consistirá em atribuir uma pensão vitalícia de vários milhares de euros a este SR. para suprir a sua insuficiência económica, e quiçá para que mantenha a boca fechada!

A BEM DA NAÇÃO. VIVA PORTUGAL.

(retirado do Facebook, M. Caetano)

Desidério: ora "estadista"… ora troca-tintas…

de boca fechada vive-se melhor na política mas... e a carreira?



Com o PSD no poder central, as várias qualidades de laranjas ganharam peito para o mercado político.

Desidério Silva, o incansável presidente que adora as tarefas fora da cadeira das responsabilidades, virou-se para Huelva à procura de clientes esperando que o alcaide os mande sem nada em troca, enquanto por cá ganhou um “reforço” policial de maçaricos comandados por uma patente maior e mudava de opinião quanto à (i)legitimidade das portagens.

Desidério, um dos vice do PSD não podia pôr em causa a estratégia de “salvação nacional” executada a mando externo pelo Governo do seu partido e resolveu colocar-se ao lado deste e de Macário Correia na defesa da “necessidade das portagens”, para fazer face aos compromissos financeiros do país.

O palavreado de 6 anos de “combate” às portagens que considerava injustas e lesivas dos interesses do Turismo algarvio, com declarações públicas e presenças para cidadão ver, desfizeram-se com a subida ao poder do partido que lhe insuflou as ambições pessoais.

A política de plástico levada a cabo no concelho com muito dinheiro dispendido para obras de fachada e satisfação dos grandes interesses privados que na autarquia procuraram abrigo, começa a vir ao de cima e tem data para voltar a ser julgada, na pessoa do seu substituto que terá o presidente despedido ao seu lado.

A podridão começa a soltar o cheiro embora os factos continuem protegidos por uma teia de interesses e da incapacidade ou colaboracionismo da ténue oposição.

Esta cambalhota sobre as portagens é mais um rude golpe no carreirismo do presidente da edilidade, que não quer comprometer as aspirações a um qualquer cargo a que se julga com direito… e o partido se sente obrigado a dar-lhe…


FORUM ALBUFEIRA